Imitar pássaros pode ser a próxima grande evolução do design de drones
Créditos: GRVC Robotics Lab

Imitar pássaros pode ser a próxima grande evolução do design de drones

Cientistas europeus acreditam que novo formato traria diversas vantagens

Os drones no Brasil acabaram não tendo seu nome traduzido, mas para quem não sabe, esses pequenos veículos aéreos não tripulados foram nomeados com inspiração nos zangões, provavelmente - em parte - por causa do zunido que fazem ao voar. Mas cientistas europeus estão convencidos de que, para evoluir a usabilidade e pensar no futuro desses VANTs, a melhor inspiração não estaria nos insetos, e sim nas aves.

O projeto GRIFFIN é financiado na Europa com o objetivo de criar novas soluções e tecnologias para robótica aérea, e atualmente eles têm pesquisado as vantagens da criação de robôs, ou drones, com o formato de um pássaro mesmo. A pesquisa já vem sendo feita há algum tempo, mas recentemente os cientistas por trás do projeto deram entrevista à Horizon Magazine, onde falaram das vantagens que um drone ou robô voador com a aparência de um pássaro poderiam oferecer. Esses robôs se chamam "ornitópteros", uma junção do radical "ornitho" relativo a pássaros e "ptero", que é relativo a asas.

Segundo informações de Anibal Ollero, engenheiro elétrico da Universidade de Sevilha, na Espanha, o design parecido com pássaros poderia ajudar os drones em seu principal calcanhar de Aquiles: duração a bateria. 

Os rotores tradicionais dos drones atuais são bastante limitados na versatilidade que oferecem para diferentes modos de voo. Um drone equipado com asas articuladas que realmente consigam imitar o voo dos pássaros poderiam usar seus membros para aproveitar correntes de ar ou apenas planar. Isso ajudaria muito a economizar bateria, porque é algo que as aves já fazem para se cansar menos em seus voos. Claro que a ideia é se inspirar e não criar diretamente um pássaro robô, o que se tornaria excessivamente complexo.

Outra vantagem trazida pelas asas dos "ornitópteros" seria a possibilidade de se aproximar das pessoas com um risco bem menor de machucá-las com a rotação acelerada das hélices. Trens de pouso imitando garras de aves também podem ajudar o drone a pousar em superfícies mais difíceis ou até arredondadas. 

E essa são apenas algumas vantagens que Ollero cita em sua extensa entrevista, que pode ser conferida na íntegra aqui, em inglês.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Horizon Magazine
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.