Como usar o Winget no Windows 10 para instalar novos aplicativos
Créditos: Reprodução/Fabio Rosolen

Como usar o Winget no Windows 10 para instalar novos aplicativos

Ferramenta gratuita pode ser utilizada via linha de comando para instalar novos aplicativos a partir de fontes seguras

Para quem não sabe, a Microsoft lançou recentemente uma ferramenta oficial para instalar e gerenciar aplicativos no Windows 10. Batizada como Winget, a ferramenta é gratuita e pode ser utilizada via linha de comando para instalar novos aplicativos rapidamente a partir de fontes seguras. Outras plataformas, como as baseadas no Linux já oferecem soluções simulares, por exemplo. Centenas de aplicativos já estão disponíveis no repositório do Winget, desde navegadores e softwares de virtualização como o VMWare Workstation Pro até ferramentas para desenvolvedores como o Visual Studio Code.

Microsoft vai revelar a nova geração
do Windows no dia 24 de junho

O Winget é oferecido como parte da versão mais recente do Windows App Installer (Instalador de Aplicativo na versão em português) disponível através da Microsoft Store. Se a versão atualizada ainda não incluir o Winget, copie e cole o endereço ms-appinstaller:?source=https://aka.ms/getwinget no navegador, confirme e aguarde até que a atualização seja concluída:

Como usar o Winget no Windows 10 para instalar novos aplicativos
Reprodução/Fabio Rosolen

Você pode conferir se o Winget foi instalado corretamente abrindo o Prompt de Comando ou o PowerShell como Administrador no Windows 10, digitando “winget” sem as aspas e pressionando Enter. Você também poderá ver as opções disponíveis para a ferramenta como search, para procurar por aplicativos disponíveis na fonte, install, para instalar um aplicativo, uninstall, para desinstalar um aplicativo e outras:

Como usar o Winget no Windows 10 para instalar novos aplicativos
Reprodução/Fabio Rosolen

Neste exemplo eu vou mostrar como procurar por um aplicativo específico, como instalá-lo e depois como removê-lo. Para começar, eu vou procurar pelo navegador Mozilla Firefox usando o comando winget search Firefox. Como é possível ver, na imagem abaixo, a pesquisa retornou o Firefox oficial da Mozilla como o primeiro resultado e alternativas como o SeaMonkey, PaleMoon e o Firefox Developer Edition:


Reprodução/Fabio Rosolen

Com o nome do pacote do Firefox localizado, agora é possível instalá-lo usando o comando winget install Mozilla.Firefox. É importante lembrar que se o Prompt de Comando ou o PowerShell não estiver sendo executado como Administrador, o usuário precisará consentir durante o processo de instalação:

Continua após a publicidade


Reprodução/Fabio Rosolen

Em outro exemplo, eu vou instalar o HandBrake, popular software com código aberto para conversão de vídeos. Primeiro é necessário localizá-lo com o comando winget search handbrake:

Como usar o Winget no Windows 10 para instalar novos aplicativos
Reprodução/Fabio Rosolen

Com o pacote correto localizado, agora é só instalá-lo usando o comando winget install HandBrake.HandBrake:


Reprodução/Fabio Rosolen

Simples, fácil e rápido. Você não precisa ficar perdendo tempo navegando por múltiplos sites em busca de um aplicativo específico e nem precisa acessar sites de download infestados de publicidade apenas para baixar algo.

Para desinstalar um aplicativo instalado com o Winget, o processo é similar, mas é necessário usar uninstall em vez de install. A possibilidade de desinstalar ao aplicativo usando a página Adicionar e Remover Programas no Windows 10 ainda existe, mas o Winget é o alvo deste tutorial. Neste exemplo eu vou desinstalar o Firefox usando o comando winget uninstall Mozilla.Firefox:


Reprodução/Fabio Rosolen

E se uma nova versão de um aplicativo estiver disponível? Neste caso, se a versão atualizada já estiver disponível no repositório basta executar o comando winget upgrade nome.do.pacote. Usuários e profissionais de TI interessados podem conferir os aplicativos disponíveis no repositório do Winget acessando este link.

User img

Fabio Rosolen

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.