Sucessor do Qualcomm Snapdragon 888 deve vir em 4nm com modem x65
Créditos: Reprodução/gsmarena

Sucessor do Qualcomm Snapdragon 888 deve vir em 4nm com modem x65

As especificações do novo SoC topo de linha da Qualcomm foi detalhada em vazamento

O famoso Leaker Evan Blass acaba de compartilhar em seu Twitter as possíveis especificações do sucessor do Qualcomm Snapdragon 888. Segundo a imagem vazada, o "SM8450" (número de registro do novo SoC), integra o mais recente modem X65 5G e será fabricado em 4nm. 

Para começar, é necessário lembrar que Evan Blass é conhecido por ter acesso à informações privilegiadas da indústria. Ele é responsável por diversos vazamentos que acabam sendo confirmados posteriormente. No entanto, não há nenhuma confirmação das especificações pela fabricante. Todas as informações devem ser levadas com um pouco de desconfiança, uma vez que não são oficiais e não há uma indicação concreta da fonte.

Dito isso, Blass revela informações importantes sobre o novo chip. A imagem publicada em seu Twitter mostra uma suposta listagem no Geekbench. O SoC será produzido no processo de litografia de 4nm, com o mais recente modem Qualcomm X65 5G. Isso significa que o próximo chip da Qualcomm será mais rápido, oferecendo velocidades de download sem fio de até 10 Gbps. 

Para comparação, o Qualcomm Snapdragon 888 - atualmente a opção topo de linha da empresa -, consegue oferecer velocidades de download de até 7,5 Gbps, o que já é considerado bastante eficiente. O novo SoC irá aumentar essa potência. A atual versão é equipada com o modem X60 5G. 

28/05/2021 às 16:35
Notícia

Snapdragon 888+ aparece em teste de performance com Cortex-X1...

Processador não parece ter muitas diferenças em relação ao modelo padrão

Continua após a publicidade

A lista também mostra que o SoC vai estrear a marca ARMv9, com a arquitetura do chip Kyro de 780 núcleos. A GPU usada deve ser a Adreno 730, que ainda não foi anunciada, portanto não há muitas informações sobre o que esperar. De modo geral, é possível que seja oferecido gráficos mais fluídos e com maior qualidade, sem saber exatamente quais são as novidades. 

Outro detalhe que a listagem mostra é a interface da câmera. Segundo o Leaker, as capturas vão contar com o novo Spectra 680 ISP, que também não foi apresentado e não há detalhes. Além disso, também há a menção sobre o chip FastConnect 6900, que significa que os dispositivos equipados com o SoC terão suporte para conexões sem fio mais recentes: Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6E.

Por fim, também há a descrição do processamento de vídeo com Adreno 665 e uma unidade de processamento de display Adreno 1195. Possivelmente oferecendo suporte para modo noturno, com boas capturas mesmo em baixa luz. Outros aprimoramentos também devem ser feitos, mas não há como saber apenas com a lista disponível. 

Via: GSM Arena
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.