Facebook libera API do Messenger no Instagram para todos os desenvolvedores
Créditos: Reprodução/Iraci Falavina/Facebook

Facebook libera API do Messenger no Instagram para todos os desenvolvedores

Agora empresas também poderão centralizar a comunicação com clientes no Messenger

Na quarta-feira (02), no mesmo dia de sua conferência anual de desenvolvedores F8 Research, o Facebook anunciou a liberação da API (Application Programming Interface) do Messenger para todos os desenvolvedores. Agora, qualquer marca ou organização que usa o Instagram para interagir com os clientes pode se comunicar com eles através do Messenger.

Antes as empresas que possuíam contas no Instagram precisavam manter contato com os consumidores através das mensagens diretas do aplicativo. O que muda é que a comunicação poderá ser centralizada através do Messenger, que também contém as conversas com perfis e páginas do próprio Facebook.


Divulgação/Facebook

Além disso, o Messenger também poderá ser integrado a softwares de gestão de mídias sociais (como Hootsuite ou Sprinklr, por exemplo), chatbots e sistemas de controle logístico. O novo recurso teve início com um teste beta em outubro do ano passado, com 30 desenvolvedores e 700 marcas selecionadas.

Agora, a ideia é implementar a nova ferramenta dividindo as contas do Instagram em grupos, de acordo com o número de seguidores. Neste momento, o recurso está disponível para todos os desenvolvedores ao redor do mundo.


Divulgação/Facebook

A Fase 1 irá liberar a API do Messenger para contas comerciais com mais de 10.000 e menos de 100.000 seguidores. A Fase 2, planejada para iniciar em julho, irá expandir o acesso à API para contas que possuam entre 1.000 e 100.000 seguidores

30/05/2021 às 10:11
Notícia

WhatsApp desiste de limitar funções para quem não aceita sua ...

Depois de enfrentar críticas e pressão popular, app volta atrás em suas exigências

Continua após a publicidade

De acordo com o Facebook, as contas que não se encaixarem em nenhum desses grupos deverão ter acesso ao recurso até o terceiro trimestre de 2021.

A mudança levanta duas tendências importantes do ecossistema do Facebook. Primeiro, a empresa vem observando o crescente potencial de comércio contido no Instagram, o que fez com que os recursos de compra do aplicativo fossem aprimorados.

Segundo, dados fornecidos pelo Facebook revelaram que 90% dos usuários do Instagram seguem ao menos uma empresa, o que indica uma nova potencialidade. O Facebook também vem trabalhando em formas de vincular melhor suas plataformas — como o próprio Facebook, Messenger, WhatsApp, Instagram e Oculus, como forma de alanvancá-los com ajuda das empresas. 

Fonte: Engadget, TechCrunch
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.