Fibra óptica que liga o Brasil a Europa é inaugurado
Créditos: Divulgação/Ellalink

Fibra óptica que liga o Brasil a Europa é inaugurado

O novo cabo de 6 mil km promete reduzir a latência em até 50%

A empresa EllaLink, responsável pela implementação  do cabo submarino de fibra óptica de alta capacidade, que liga Fortaleza (CE) a Sines (PT), acaba de anunciar que o sistema foi inaugurado. Esse é o primeira vez que a conexão com o Brasil é feita diretamente pela Europa. O cabeamento passa por uma extensão de 6 mil km. A iniciativa teve um investimento privado de 150 milhões de euros para conclusão, que é cerca de 1 bilhão de reais.

Ella Link - site oficial

15/12/2020 às 10:10
Notícia

Cabo submarino para conexão de alta velocidade com a Europa é...

Cabo de fibra óptica tem 6.000 km: metade do tamanho do atual, que passa antes pelos EUA

A inauguração foi feita durante o evento Leading the Digital Decade 2030, organizado pela Comissão Europeia e pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.  A cerimônia de abertura contou com o CEO da EllaLink, Philippe Dumont, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes, Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital de Portugal, e Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia.

Até o momento, a conexão com cabos de fibra óptica de alta capacidade tinha um desvio pelos Estados Unidos, antes de chegar ao Brasil. Com  o novo sistema o caminho é encurtado. Isso resulta em uma redução de latência (atraso) de até 50%. Na prática, os brasileiros vão receber uma internet mais rápida e estável. 

Continua após a publicidade

Segundo comunicado da EllaLink, esse novo cabo de fibra óptica faz parte do Projeto BELLA (Building European Link with Latin America), que visa atender às necessidades de interconectividade de longo prazo das comunidades de pesquisa e educação da Europa e da América Latina. Portanto, além do Brasil, outros países vizinhos e aqueles por onde o cabo passa antes de chegar no país também serão beneficiados. 

O BELLA está sendo implementado por um Consórcio de Redes Regionais de Pesquisa e Educação integrado por GÉANT (Europa) e RedCLARA (América Latina), que inclui Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (RNIE ou NREN) de Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. Também compõe a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.