Elon Musk zomba de Blue Origin novamente por oferta alta feita à NASA
Créditos: Divulgação/NASA

Elon Musk zomba de Blue Origin novamente por oferta alta feita à NASA

A SpaceX foi escolhida pela NASA para um contrato da missão Artemis por oferecer o menor valor entre as empresas concorrentes

A saga entre SpaceX, NASA e Blue Origin continua. Desta vez, a conta oficial da Blue Origin publicou um tweet no qual defende a própria oferta feita à NASA para ser responsável pelo módulo lunar que transportará os astronautas na missão Artemis. No entanto, Elon Musk respondeu ao tweet zombando do valor da oferta do concorrente.

O tweet da Blue Origin citou a National Team, equipe incumbida de elaborar o Human Landing System (HLS), e defendeu o direito da empresa de participar do programa com a NASA. Confira a tradução e o tweet abaixo.

O programa Human Landing System precisa de competição, e não da demora de começar tudo de novo. A National Team tem uma arquitetura aberta, profunda experiência, grandes investimentos autofinanciados e um design seguro e de baixo risco para retornar à Lua. Vamos. #Artemis 

 

Entretanto, Elon Musk respondeu zombando do valor da proposta da Blue Origin, já que a SpaceX foi escolhida por oferecer o menor custo entre as empresas concorrentes.

Pela pequena quantia de…?

 

Continua após a publicidade

Toda a questão teve início quando a NASA escolheu a SpaceX para projetar o Human Landing System (HLS) da missão por ter feito a proposta com menor valor: 2,9 bilhões de dólares. Tanto a Blue Origin quanto a Dynetics ofereceram valores bem mais altos, já que o teto estabelecido pela NASA era de 6 bilhões de dólares.


Divulgação/NASA

31/05/2021 às 10:43
Notícia

Novos detalhes sobre Starship fazem dele maior foguete do mundo

Elon Musk afirmou que o foguete terá 29 motores e pretende expandir para 32 ainda esse ano

Além disso, a ideia inicial, segundo Blue Origin e Dynetics, era que duas empresas fossem contempladas pelo contrato. De acordo com a NASA, a mudança para apenas uma escolhida foi feita devido ao fato de não ter recebido o financiamento total do Congresso previsto para 2021.

Após a escolha da SpaceX, as outras duas empresas protocolaram uma reclamação ao US Government Accountability Office (GAO) contra a NASA (o que também gerou brincadeiras de Elon Musk). As empresas declararam que a agência espacial deveria ter revogado o pedido de licitação, e a NASA foi acusada de “mexer os pauzinhos no último minuto”. 

Em meio a toda a situação, a NASA suspendeu temporariamente o contrato com a SpaceX até que o litígio seja resolvido.

Fonte: TweakTown, WCCFTech
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.