Próximo chip Samsung Exynos trará GPU AMD RDNA 2 com suporte para ray tracing
Créditos: Reprodução/Samsung

Próximo chip Samsung Exynos trará GPU AMD RDNA 2 com suporte para ray tracing

Samsung deve revelar mais informações sobre a nova geração do chip Exynos até o final deste ano

No mês passado surgiram informações de que a AMD e a Samsung firmaram uma parceria para integração de GPUs baseadas em RDNA 2 em novos chips da linha Exynos, mas detalhes específicos não foram divulgados. Agora as empresas anunciaram oficialmente sua parceria durante a edição de 2021 da Computex e confirmaram que a nova geração do chip Exynos virá com GPU da AMD baseada na arquitetura RDNA 2, possibilitando o uso de recursos como ray tracing e sombreamento de taxa variável (variable rate shading ou VRS).

10/05/2021 às 10:59
Notícia

Samsung pode lançar novo SoC com GPU da AMD no segundo semest...

O modelo deve chegar no mercado para competir diretamente com o Apple M1

De acordo com Lisa Su, CEO da AMD, disse que "o próximo lugar onde você encontrará a arquitetura RDNA 2 será em smartphones de alto desempenho". "A AMD firmou uma parceria com a líder do setor Samsung para acelerar a inovação gráfica no mercado mobile nos próximos anos e estamos felizes em anunciar que levaremos tecnologia personalizada para gráficos ao próximo SoC móvel principal da Samsung com recursos de ray tracing e sombreamento de taxa variável. Estamos realmente ansiosos para que a Samsung forneça mais detalhes sobre isso ainda este ano".

Embora nada tenha sido mencionado com relação a uma possível data de lançamento do novo chip Samsung Exynos com GPU da AMD, só sabemos que mais informações serão divulgadas até o final deste ano. Rumores dizem que um Exynos 2200 com GPU da AMD será lançado também para notebooks, mas isso ainda não foi confirmado. No caso dos smartphones, os primeiros aparelhos da linha Galaxy equipados com a nova geração do chip Exynos com GPU da AMD podem chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2022.

Vale lembrar que a linha de chips Exynos da Samsung sempre foi muito criticada por ter um desempenho inferior aos chips da linha Snapdragon da Qualcomm. Dependendo da região, um smartphone da Samsung pode ser lançado com o chip Exynos ou com chip Snapdragon, como ocorreu com o Galaxy S21 Ultra, por exemplo. A parceria da Samsung com a AMD pode ajudar a mudar a percepção de que os chips Exynos são inferiores, mas teremos que esperar para ver.

Fonte: Wccftech, The Verge
User img

Fabio Rosolen

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.