Aplicativos terão que usar o menu de compartilhamento nativo no Android 12
Créditos: Reprodução / Engadget / Steve Dent

Aplicativos terão que usar o menu de compartilhamento nativo no Android 12

Atualização do sistema operacional forçará os apps a usarem sua própria opção de compartilhamento

Um dos principais problemas de alguns aplicativos para o Android é a diferença na hora de compartilhar, isso acontece porque alguns desenvolvedores escolhem criar e limitar as opções de compartilhamento em uma aba personalizada. Isso está prestes a mudar, isso porque a Google está procurando criar uma experiência mais “uniforme” com a nova atualização do seu sistema operacional, que forçará os aplicativos a usarem o menu de compartilhamento nativo no Android 12.

25/05/2021 às 23:21
Notícia

Android 12 - Samsung divulga quem recebe o update

Confira quais smartphones e tablets recebem novo sistema Android

Essas informações foram obtidas pelo portal XDA Developers, que falou com um dos responsáveis pelo aplicativo de compartilhamento Sharedr. Segundo a fonte, os desenvolvedores entraram em contato com a Google quando repararam que a nova versão do Android não mostrava a opção de escolher entre o Android Sharesheet, ferramenta de compartilhamento nativa, e o aplicativo da empresa. 

Respondendo os desenvolvedores, a Google afirmou que o problema não era nenhum tipo de bug nem erro, mas sim que o sistema estava se comportando como o pretendido. Essa resposta da empresa confirma a “mudança de regra” dela com aplicativos de compartilhamento de terceiros, tornando a ferramenta nativa a única que pode ser usado no sistema. 


Créditos: Divulgação Google

Veja o progresso de desenvolvimento do Android 12 neste link

Com isso, a empresa pretende dificultar, até impossibilitar, ainda mais que ocorra alterações na Android Sharesheet. Porém ,segundo informado o Google ao portal XDA Developers, isso não chega a ser uma mudança de postura da empresa:

"Na verdade, nunca pretendemos permitir que os aplicativos substituam a caixa de diálogo de compartilhamento, essa intenção é que os aplicativos iniciem a caixa de diálogo de compartilhamento."

Continua após a publicidade

Entretanto, como essa resposta foi direta para uma desenvolvedora de aplicativo de compartilhamento, não se sabe se a empresa vai impedir que os desenvolvedores de aplicativos que compartilhem conteúdos alterarem a aba, porém isso é bastante provável, visto que esse é o principal problema de inconsistência. Além disso, as fabricantes que criam sua UI personalizada no Android também poderão sofrer com essa nova postura.

22/05/2021 às 11:20
Notícia

Android 12 vai permitir updates de lojas de terceiros sem fic...

Informações no código do sistema mostram mudança para apps confiáveis

Como salientado pelo portal XDA Developers, a interface do usuário da Samsung, por exemplo, tem um sistema de habilitar e desabilitar o compartilhamento de contato direto. Outra pergunta é se o sistema funcionará igual ao sistema do Windows, onde o usuário poderá até alterar o aplicativo usado no compartilhamento, como o Sharedr, porém ele terá que ia até as configurações para isso.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: XDA-Developers, Engadget
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.