iFixit mostra como é difícil de desmontar o novo iMac de 24'' com M1
Créditos: iFixit

iFixit mostra como é difícil de desmontar o novo iMac de 24'' com M1

Novo computador da Apple tira nota baixíssima em "reparabilidade"

O iFixit, famoso pelas suas desmontagens dos mais variados produtos eletrônicos, decidiu abrir um novo iMac de 24'', a versão recente com o processador M1 da Apple. O processo resultou em belas imagens do computador sendo aberto, mas também deve ter dado bastante trabalho aos técnicos do site, já que a nota final de "reparabilidade" do iMac com M1 foi de apenas 2, num total de 10.

O índice de reparabilidade do iFixit é uma maneira de medir e comparar o nível de facilidade em desmontar e remontar um eletrônico, levando em conta se é fácil consertar ou substituir seus componentes internos. O site é consagrado na área e trabalha com isso há anos, inclusive criando ferramentas próprias para desmontar esse tipo de dispositivo.

A Apple nunca costuma se sair muito bem nesses testes do iFixit, mas a nota do novo iMac com o M1 realmente chama a atenção. Nas considerações finais do site, o único ponto que apareceu como positivo para o computador foi o fato de que alguns de seus componentes são um pouco mais modulares e mais fáceis de consertar. É o caso dos fans, da conexão para fones de ouvido, alto-falantes e webcam, por exemplo.

Mas as críticas foram maiores. O site reclamou que é impossível trocar o armazenamento interno do computador, o que impacta negativamente não apenas na possibilidade de reparos, mas também impossibilita upgrades e até segurança. Além disso, as memórias RAM ficam soldadas diretamente ao pacote do processador M1, o que também não deixa realizar trocas.

Os técnicos do site criticaram ainda o fato de que não é possível acessar os componentes internos do novo iMac sem remover a cola da tela. Atualmente isso não é tão grave, porque é possível comprar adesivos especiais e colar a tela de volta, mas torna o trabalho desnecessariamente mais difícil.

Continua após a publicidade

É claro que essa dificuldade aumentada na reparabilidade foi um sacrifício que a Apple fez pensando no design do computador. O novo iMac tem uma espessura incrivelmente fina, num visual que chama muito a atenção. Em contrapartida, seus compradores precisam torcer pra não quebrar.

Fonte: iFixit
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.