Intel anuncia seu primeiro modem 5G M.2 para laptops
Créditos: Reprodução/Intel

Intel anuncia seu primeiro modem 5G M.2 para laptops

Intel 5G Solution 5000 suporta apenas redes 5G baseadas no padrão Sub-6GHz - nada de mmWave

Depois da Qualcomm, que anunciou seu design de referência dias atrás, agora foi a vez da Intel anunciar seu primeiro modem 5G para laptops compatível com slots M.2, o Intel 5G Solution 5000. O novo modem da Intel é resultado da parceria com a MediaTek, que foi anunciada no final de 2019, juntamente com a Fibocom. A compatibilidade com slots M.2 permitirá que fabricantes ofereçam suas próprias soluções 5G utilizando uma interface padronizada e plug-and-play.

19/05/2021 às 15:45
Notícia

Qualcomm lança modem 5G plug-and-play Snapdragon X65 compatív...

Produto poderá ser usado em laptops onde a placa WiFi pode ser substituída

Embora o uso do formato M.2 reduza a complexidade da instalação de um modem 5G em um laptop, o processo não é tão simples quanto inserir um SSD baseado neste formato em um slot vazio presente em um laptop. A presença de antenas para recepção de sinal de rede celular compatível com o padrão 5G também é necessária.

De acordo com o anúncio feito durante a edição deste ano da Computex, o modem Intel 5G Solution 5000 suporta apenas redes 5G baseadas no padrão Sub-6GHz - nada de mmWave - e promete velocidades de download e upload de até 4,7Gbps e1,25Gbps, respectivamente. O modem também é compatível com redes 4G LTE e 3G WCDMA, e já foi certificado por operadoras em várias regiões do mundo, como América do Norte, Austrália, Japão e Europa. Com isso os laptops que vierem com este modem poderão ser vendidos nos principais mercados. Com relação aos sistemas operacionais, o modem Intel 5G Solution 5000 é suportado pelo Windows 10, Chrome OS e Linux.

Vale lembrar que o design de referência da Qualcomm é baseado nos modems Snapdragon X62 e Snapdragon X65. Os dois modems oferecem suporte para redes 5G baseadas nos padrões Sub-6GHz e mmWave, o que é uma vantagem adicional em relação ao Intel 5G Solution 5000.

Intel anuncia seu primeiro modem 5G M.2 para laptops
Reprodução/Intel

Empresas como Acer, ASUS, HP e Dell devem ser as primeiras empresas que lançarão laptops equipados com a nova solução 5G da Intel. A empresa afirma que mais de 30 modelos equipados com o novo modem devem chegar ao mercado até o final de 2022. A Fibocom cuidará da produção, vendas e distribuição do novo modem 5G da Intel.

Fonte: Neowin.net, Gadgets 360
User img

Fabio Rosolen

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.