Helicóptero Ingenuity resiste às adversidades em Marte
Créditos: Divulgação | NASA

Helicóptero Ingenuity resiste às adversidades em Marte

Após uma falha de sistema, o equipamento conseguiu se recuperar e preservar a missão

No seu sexto voo em missão no Planeta Vermelho, Marte, o helicóptero Ingenuity resistiu a uma anomalia que colocou em risco a missão da NASA. Esse problema ocorreu no dia 22 de maio, e foi relatado ontem, dia 27. 

Durante o seu percurso, o helicóptero sofreu com falha de sincronia das informações enviadas, e acabou tendo que adaptar a sua velocidade, em inclinações que oscilavam entre frente e trás.

21/05/2021 às 20:49
Notícia

Após pouso de robô chinês em Marte, Bill Nelson, administrado...

Primeira imagem obtida pelo robô Zhurong foi revelada para todo o mundo

Essa situação, até então inédita com esse equipamento, foi o resultado de uma falha de navegação. As imagens que são capturadas para auxiliar na sua localização não foi detectada pelo dispositivo, incidente que acabou culminando em dificuldades para o Ingenuity se localizar corretamente. Para piorar, as imagens que foram capturadas posteriormente apresentaram estampas incorretas de data e hora, dificultando ainda mais a vida do explorador em um ambiente ainda pouco conhecido.

Essas falhas sucessivas acabaram criando um ambiente instável, sendo necessário utilizar suas diretrizes de correção de voo, que apesar da oscilação causada, conseguiu estabilizar a situação logo mais.

Algo pior só não aconteceu porque, segundo, Havard Grip, piloto-chefe do equipamento, um sistema auxiliar interno garantiu uma estabilidade adicional em casos de turbulências inesperadas. 

23/05/2021 às 12:53
Notícia

Rover chinês Zhurong explora Marte uma semana após o pouso

Impulsionado por energia solar, robô vai passar 90 dias procurando por sinais de vida

Continua após a publicidade

Apesar dos percalços enfrentados, Grip afirma que essa situação ainda será melhor estudada, porém, como as medidas de segurança conseguiram salvar a operação de situações que não poderiam ser antecipadas, provou que o helicóptero está bem preparado para enfrentar diversidades que possam vir a acontecer futuramente.

Felizmente, após esse susto, o helicóptero Ingenuity pousou apenas 5 metros distante do seu objetivo original, e agora a agência espacial poderá analisar com calma todos os dados repassados após a conclusão dessa etapa da missão.

Essa não é a primeira operação em Marte realizada pela NASA. E assim como foi relatado anteriormente, a China também está em missão no Planeta Vermelho. Por meio da missão Tianwen-1, e do seu Rover batizado com o nome de Zhurong, essa missão pode ajudar a expandir os conhecimentos da humanidade sobre um planeta que ainda foi pouco explorado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: engadget.com, olhardigital.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.