Tesla inclui câmera de monitoramento do motorista em veículos
Créditos: Bram Van Oost/Unsplash

Tesla inclui câmera de monitoramento do motorista em veículos

O novo recurso servirá para garantir segurança enquanto a função Autopilot estiver ligada

A Tesla agora habilitou a câmera do carro nos veículos de Modelo 3 e Modelo Y. O dispositivo fica acima do espelho retrovisor e serve para garantir que o motorista esteja olhando para a estrada enquanto a função de piloto automático estiver ligada.

A proposta da atualização veio após uma série de reclamações a respeito de acidentes fatais envolvendo veículos da Tesla, nos quais os motoristas abusavam do sistema Autopilot e chegavam a se filmar no banco de trás, sem prestar atenção na estrada.

O diretor sênior de testes de automóveis da Consumer Reports comentou que há anos faz pedidos de drivers baseados em câmeras para sistemas de automação como o Autopilot da Tesla, baseando-se nos problemas de segurança que têm sido observados.

Se o novo sistema for eficaz, ele pode ajudar a prevenir distrações e ser uma grande melhoria para a segurança - potencialmente salvando vidas. Esperamos que outros carros sejam atualizados em breve e estamos ansiosos para avaliá-los.

 

A Consumer Reports chegou a fazer um vídeo com o motorista fora do banco, demonstrando que o carro não emitia avisos de segurança e que era possível burlar o sistema de torque.

A Tesla não divulgou ainda detalhes sobre o novo sistema de monitoramento do motorista: se a câmera identifica o olhar ou a posição da cabeça do motorista, por exemplo.

Até o momento, a Tesla não possuía um sistema de câmeras instaladas nos veículos, confiando apenas nos sensores de torque dos volantes — um fator que exigiria que o motorista estivesse segurando o volante. Entretanto, diversos usuários encontraram formas de burlar esse sistema, além de terem compartilhado dicas na internet.

Continua após a publicidade


Reprodução/Charlie Deets/Unsplash

03/04/2018 às 19:15
Artigo

Quais são os 5 níveis de carros autônomos e o que significam

Entenda em que nível estamos e quando teremos veículos que dirigem sozinhos

Embora os usuários possam optar pelo Full Self-Driving (FSD) na compra, os veículos da Tesla não são totalmente autônomos. A função FSD inclui o recurso de estacionamento Summon, além do Navigate on Autopilot, um sistema de orientação ativo. 

Segundo o CEO Elon Musk, um dia a Tesla um dia oferecerá recursos completos de direção autônoma.  No entanto, enquanto isso não ocorre, é ainda é necessário que o motorista mantenha os olhos na estrada para evitar possíveis erros no sistema.

User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.