Por causa de restrições dos EUA, HiSilicon substituirá ARM por RISC-V
Créditos: Divulgação HiSilicon

Por causa de restrições dos EUA, HiSilicon substituirá ARM por RISC-V

Subsidiária da Huawei anunciou sua placa para IoT com todos os recursos do Raspberry Pi

As restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre a Huawei afetaram diversas áreas que a empresa opera, e uma delas é a sua subsidiária HiSilicon, que ficou sem poder utilizar a arquitetura ARM em seus processadores. Para contornar isso a empresa está estudando e desenvolvendo chips com a arquitetura RISC-V, que já está equipando a nova HiSilicon Hi3861, primeira placa de desenvolvimento da empresa a vir com a nova arquitetura.

20/05/2021 às 15:34
Notícia

Huawei lança TV inteligente Smart Screen SE com display 4K e ...

Modelo traz uma webcam integrada e tem opções de 55 ou 65 polegadas

Esse processo de substituição ainda está no começo, visto que a placa vem apenas com um chip Hi3861 de baixa potência, sendo o primeiro da empresa a ser desenvolvido com essa tecnologia. O modelo, que possui 32 bits de alto desempenho, é focado para ser empregado em dispositivos IoT, que não precisam de muito poder de processamento.

Porém esse caso é o famoso “daqui para melhor”, visto que a HiSilicon vai se estudando ainda mais a nova arquitetura, sendo apenas uma questão de tempo para ela conseguir chips mais poderosos. Com isso, a Huawei pode estar encontrando a sua independência ainda maior do mercado norte-americano, visto que a RISC-V traz alguns benefícios para a fabricante a custo zero, já que não tem nenhum valor para o licenciamento.


Créditos: Divulgação HiSilicon

Agora a gigante chinesa se junta a algumas outras empresas que também estão trabalhando com a arquitetura de conjunto de instruções de padrão aberto (ISA) RISC-V, que sofreu um tipo de "renascimento" recente com esse interesse. 

Apesar de ser apenas a primeira placa da Huawei com essa arquitetura, a HiSilicon Hi3861 é uma placa que deve cumprir bem seu papel no mercado de internet das coisas (IoT) e, segundo o portal Tom's Hardware, deve ter recursos bastante semelhantes aos encontrados no Raspberry Pi. O dispositivo, além do chip Hi3861, também apresenta um controlador para portal serial, uma porta USB-C e pinos GPIO.

Continua após a publicidade

O site Tom's Hardware também aponta que a HiSilicon geralmente está atrelada em desenvolvimento para smartphones, tablets e PCs, isso pode significar que a empresa está já pensando subir alguns degraus e, assim que for possível, começar o desenvolvimento de chips com a nova arquitetura para esses dispositivos mais potentes.

26/05/2021 às 15:14
Notícia

ARM anuncia novas GPUs Mali com ganho de até 100% em desempenho

GPU Mali-G710 é voltada ao público gamer e promete experiências AAA em smartphones

Esse pode ser o esforço que a Huawei irá fazer durante sua nova fase, que está sendo focado no desenvolvimento de softwares proprietários, como o Harmony OS, principalmente por esse ser um mercado bem mais independente da pressão dos EUA. Agora a empresa aparenta estar desenvolvendo suas próprias tecnologias para também se tornar independente em hardware.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechPowerUp, TechRadar, Huawei
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.