ARM anuncia novas GPUs Mali com ganho de até 100% em desempenho
Créditos: ARM

ARM anuncia novas GPUs Mali com ganho de até 100% em desempenho

GPU Mali-G710 é voltada ao público gamer e promete experiências AAA em smartphones

A ARM anunciou recentemente que sua nova arquitetura ARMv9 teria ótimos ganhos de desempenho. A empresa também anunciou novas GPUs voltadas ao segmento de smarphones: as GPUs Mali-G710, Mali-G610, Mali-G510 e Mali-G310.

25/05/2021 às 20:40
Notícia

ARM anuncia melhorias presentes na próxima geração de CPUs e ...

Cortex-X2, Cortex-A510, Cortex A710 e GPUs Mali receberão aprimoramentos consideráveis

O modelo Mali-G710 é a nova GPU top de linha da ARM. Ela oferece alta performance para smartphones, como smarphones gamers. A GPU oferece 20% de aumento de performance, 20% de melhora no consumo de energia, aumentando o tempo de uso da bateria, além de 35% a mais na performance de machine learning, para processamento de imagens. A ARM afirma que a GPU é pensada para experiências AAA em jogos. A Mali-G710 apresenta:

  • Geometrias, shading, texturas e efeitos de partículas mais complexos.
  • Efeitos de pós-processamento avançados.
  • Maior taxa de atualização para uma experiência dinâmica e suave durante os jogos.
  • Command Stream Frontend (CSF): CSF alinha a Mali GPU para as demandas de APIs modernas, como Vulkan. A tecnologia tem o intuito de acompanhar as tendências do mundo gamer.


(Créditos: Arm)

A empresa redesenhou a unidade de texturas, atingindo o dobro de performance, ocupando apenas 50% a mais no espaço da GPU. Além disso, o shader core também foi redesenhado. O Mali-G710 possui número escalável de núcleos, indo de 7 até 16. O número de núcleos é menor que o Mali-G78, que possuia até 24 núcleos, porém o Mali-G710 possui núcleos maiores, mais eficientes e com consumo de energia aprimorado.

Já o Mali-G610 possui as mesmas configurações do Mali-G710, apenas com um número de shader cores que varia de 1 até 6. O modelo foi pensado para oferecer alta performance em smartphones com um custo de entrada mais barato.


(Créditos: Arm)

A GPU Mali-510 é um modelo de alto custo benefício, que oferece 100% de aumento na performance, se comparado com o antecessor (Mali-G57), 22% de economia de energia e 100% de melhorias na performance de machine learning. A Mali-G510 é configurada para oferecer performance e uma experiência do usuário aprimorada para uma grande variedade de produtos com preços distintos.

Continua após a publicidade

Por último, a GPU Mali-G310 é a primeira GPU construída na arquitetura Valhall, que oferece a maior performance com a menor área de consumo. Comparado com o antecessor (Mali-G31), a GPU oferece 6x a mais de performance em texturas, 4.5x mais performance em Vulkan e 2x a mais de performance no Android e UI. Ela é pensada para os modelos de baixo custo e usuários que buscam smartphones mais baratos, sem deixar de oferecer uma experiência agradável.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Videocardz, Wccftech
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.