ARM anuncia melhorias presentes na próxima geração de CPUs e GPUs
Créditos: primengineering.ca

ARM anuncia melhorias presentes na próxima geração de CPUs e GPUs

Cortex-X2, Cortex-A510, Cortex A710 e GPUs Mali receberão aprimoramentos consideráveis

A ARM já havia anunciado que a sua nova arquitetura, ARMv9, traria bons ganhos de desempenho. A companhia afirmou que pretende aprimorar a segurança, o desempenho e, ainda, oferecer um melhor suporte para inteligência artificial.

O Cortex-X2 receberá um incremento de 30% de desempenho para os usuários de smartphones Android. Para o uso em laptops é esperado uma melhoria de 40% em desempenho focado no uso de um único núcleo, se comparado com os produtos lançados no ano passado.

 

(Créditos: xda-developers.com)

A partir de 2023 os chips desenvolvidos pela ARM serão 64 bits, em contraste com o padrão 32 bits que é encontrado atualmente.

Em entrevista para a mídia internacional, Joonseok Kim, da Samsung, afirmou:

Dispositivos inteligentes se tornaram uma extensão digital das nossas vidas que precisa de desempenho, eficiência e segurança.

 

Ou seja, a filosofia de desenvolvimento da ARM vai de encontro com as posturas adotadas na sua parceira comercial.

Com relação às GPUs Mali, as próximas que serão lançadas são: Arm Mali-G710, Mali-G610, Mali-G510 e Mali-G310. O primeiro modelo citado tem o objetivo de equipar smartphones e Chromebooks, com uma melhoria prometida de até 20% de performance e 35% de melhorias em funções que envolvem aprendizado de máquina - como aprimoramentos em imagens por meio de I.A.

 

Continua após a publicidade

(Créditos: xda-developers.com)

Já o G610 oferece as mesmas funções básicas do G710, mas com preço mais baixo e mais competitivo. Já com o G510 as coisas ficam mais interessantes. Se comparado com seu predecessor, oferecerá incrementos de 100% de performance, e até 22% de mais eficiência na contenção de gastos energéticos, e mais 100% de melhorias, também, em funções que utilizem aprendizado de máquina.

14/02/2021 às 12:45
Notícia

ARM produziu 6,7 bilhões de chips no final de 2020: são 842 c...

Sucesso da empresa é tanto que supera todas as suas principais concorrentes juntas

Por último, mas não menos importante, temos o G310. Será um modelo de entrada, trazendo a arquitetura Valhall para um segmento que é mais focado em oferecer preços mais acessíveis para os consumidores interessados. 

Os novos modelos de GPUs e CPUs são aguardados para o próximo ano. Conforme explicado acima, temos uma boa prévia dos novos hardwares de smartphone que serão lançados futuramente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: wccftech.com, xda-developers.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.