Tambores quânticos podem ser o futuro da computação quântica
Créditos: J. Teufel/NIST

Tambores quânticos podem ser o futuro da computação quântica

Instrumentos criados por pesquisadores podem ser a chave para arranjos quânticos maiores

A computação quântica é essencial para pensarmos em escalabilidade na computação, projetando um futuro com altas performances de computadores. Pesquisadores do NIST (National Institute of Standards and Technology) desenvolveram dois instrumentos, da largura de um fio de cabelo, que podem ser a resposta para arranjos quânticos maiores.

Leia notícia original no site Engadget

O diferencial da descoberta dos pesquisadores, é que os instrumentos são na realidade dois pequenos tambores quânticos. A equipe utilizou ondas eletromagnéticas na faixa das microondas para deixar os tambores quânticos com dois padrões distintos: um mais tranquilo e outro menos ritmado. Os padrões foram emaranhados de tal forma que nenhum instrumento humano conseguiria atingir a mesma precisão de coordenação.

17/05/2021 às 13:22
Notícia

Intel anuncia importante sucesso com Horse Ridge em computaçã...

Em parceria com a QuTech, empresa consegue mostrar escalabilidade da tecnologia

Os pesquisadores do NIST, conseguiram manter o emaranhamento quântico ativo por 200 microssegundos, mesmo em temperaturas próximas ao zero absoluto. Eles acreditam que o experimento torna viável a utilização dos tambores como qubits, para guardar, converter dados e envia-los a computadores quânticos trabalhando em rede. Até o momento, nenhuma outra pesquisa havia sucedido em construir um emaranhado quântico sob demanda, da forma como foi realizado. Mesmo assim, até a pesquisa gerar frutos que podem ser vistos fora do laboratório deve demorar bastante.

Na semana passada a Intel anunciou um experimento de sucesso com a tecnologia Horse Ridge. Em parceria com a QuTech, as empresas utilizaram o Horse Ridge para controlar dois qubits diferentes, utilizando um mesmo cabo. Até o momento, é necessário utilizar cabos separados para conectar diferentes qubits à computadores quânticos, o que dificulta muito aumentar a escala desses computadores, seja no preço ou até mesmo no espaço que eles ocupam, ficando cada vez maiores - e oferecendo também uma dificuldade maior no resfriamento.

A IBM é outra empresa que conseguiu melhorar significativamente o processamentos de computadores quânticos. Utilizando o Qiskit, a IBM equilibrou como certas operações são realizadas. Com o Qiskitm tarefas que dependem de execução interativa do circuito, agora, podem ser feitas até 100 vezes mais rapidamente. Segundo a IBM, processos que antes demorariam meses, podem ser realizados em questão de algumas horas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.