Seagate anuncia HD mais rápido do mundo com velocidade próxima à de SSDs
Créditos: Reprodução/Seagate

Seagate anuncia HD mais rápido do mundo com velocidade próxima à de SSDs

O novo disco é voltado para servidores em nuvem e alcança até 524 MB/s na transferência de dados

23/05/2021 às 11:00
Notícia

Veja o Zenfone 8 Flip por dentro em vídeo de desmontagem comp...

Celular traz pouquíssimas diferenças de hardware em relação à geração passada

A Seagate anunciou um HDD que possui velocidade de transferência capaz de rivalizar com SSDs. O Seagate Mach.2 Exos 2X14 possui 14 TB de armazenamento e alcança até 524 MB/s, algo bem próximo da média de 550 MB/s que os SSDs SATA conseguem atingir.

Embora os SSDs de modelo NVMe sejam mais rápidos que os SATA, o Seagate Mach.2 Exos 2X14 continua sendo o HD mais rápido do mundo, já que nenhum outro chega tão perto dessa velocidade de transferência. 

De toda forma, o que torna os SSDs tão desejados não é a velocidade máxima de transferência, mas sim o desempenho de leitura e escrita aleatória. Esse é o fator que faz com que o disco apresente uma performance superior executando o sistema operacional ou um jogo.

No caso do novo HDD da Seagate, sua velocidade de leitura/escrita aleatória é de 304/384 IOPS, enquanto nos SSDs esse número fica por volta de 6000 IOPS, o que explica a enorme diferença que ainda existe entre os dois.


Reprodução/Seagate

É possível imaginar que o Mach.2 Exos 2X14 é voltado para datacenters devido à sua capacidade de 14 TB. Além disso, ele não é compatível com PCs Gamers em geral, já que possui a interface SAS 12Gbps, enquanto o padrão encontrado na maior parte das placas-mãe é o SATA 6Gbps.

A Seagate ainda revelou que construiu esse HD utilizando a tecnologia Mach.2, que opera dois atuadores independentes que transferem os dados simultaneamente. É como se houvessem dois discos de 7 TB executando a mesma velocidade angular de 7200 RPM (rotações por minuto).

Continua após a publicidade


Reprodução/Seagate

Basicamente, a Mach.2 dobra o desempenho de IOPS de cada disco rígido individual sem prejudicar a capacidade de armazenamento. A tecnologia também dobra as taxas de transferência de dados, além de reduzir a latência.

Além da alta capacidade de armazenamento e a especificidade da interface, que o tornam bastante restrito a um público reduzido, o Seagate Mach.2 Exos 2X14 estará disponível inicialmente apenas para clientes selecionados

Fonte: Adrenaline, PC Gamer
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.