Rover chinês Zhurong explora Marte uma semana após o pouso
Créditos: Xinxua/Reprodução

Rover chinês Zhurong explora Marte uma semana após o pouso

Impulsionado por energia solar, robô vai passar 90 dias procurando por sinais de vida

O rover chinês Zhurong começou a explorar o planeta Marte uma semana depois de pousar por lá. O robô é impulsionado por energia solar e terá a missão de passar 90 dias procurando por sinais de vida fora da Terra.

21/05/2021 às 20:49
Notícia

Após pouso de robô chinês em Marte, Bill Nelson, administrado...

Primeira imagem obtida pelo robô Zhurong foi revelada para todo o mundo

O nome Zhurong é uma referência ao deus do fogo na cultura chinesa. Ele vai inspirar as atividades do rover, que passou os últimos dias rodando uma longa série de testes para diagnóstico de suas funções.

Os planos ambiciosos da China incluem a criação de uma estação espacial tripulada na órbita da Terra e o envio de uma missão que buscará pousar na Lua. Em 2019, o país asiático se tornou o primeiro a pousar uma sonda no lado distante da Lua, que até hoje ainda é muito pouco explorado pela humanidade. Em dezembro do mesmo ano, essa missão trouxe rochas lunares para a Terra pela primeira vez desde 1970.

A missão do rover chinês também vai incluir a busca por água e gelo abaixo da superfície de Marte, que seriam fortes indicativos da existência de uma vida antiga por lá. Para isso, os chineses utilizarão um radar capaz de penetrar o solo.

A Administração Espacial Nacional da China confirmou que o rover impulsionado por energia solar finalmente tocou o solo do planeta vermelho ontem, dia 22 de maio, às 10h40 no horário de Pequim (23h40 de sexta no horário de Brasília). A espaçonave que carregava o robô pousou em Marte no sábado passado, dia 15 de maio, num momento histórico para o programa especial chinês.

Com isso, eles se tornaram o segundo país da história a realizar com pouso bem-sucedido com um rover em Marte, depois apenas dos Estados Unidos. O país norte-americano também possui uma missão corrente em Marte, que tem o robô Perseverance e o pequeno helicóptero Ingenuity explorando o planeta.

Continua após a publicidade

No caso da NASA, a expectativa é de que o rover vai coletar sua primeira amostra no mês de julho de 2021. Apesar disso, esses elementos só serão retornados para análise na Terra daqui a uma década.

Em 1971, a União Soviética até chegou a pousar uma aeronave em Marte, mas perdeu a comunicação com ela segundos depois disso.

Via: Al-Jazeera, The Guardian
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.