SSDs vendem 50% mais unidades do que HDs no primeiro trimestre de 2021
Créditos: machu. - Wikimedia Commons/Reprodução

SSDs vendem 50% mais unidades do que HDs no primeiro trimestre de 2021

Por outro lado, foram comercializados mais exabytes de discos rígidos

As vendas de drives de estado sólido (SSDs) foram cerca de 50% superiores às de discos rígidos (HDs) no primeiro trimestre de 2021. Por outro lado, foram comercializados mais exabytes de HDs do que de SSDs nesse mesmo período.

10/05/2021 às 17:25
Notícia

Mineração de criptomoeda Chia pode matar SSDs comuns em 40 dias

O site chinês MyDrivers divulgou que SSDs de 512GB usados para mineração estão durando pouco mais de ...

Na quantidade de unidades vendidas, foram 99 milhões de drives de estado sólido vendidos nos primeiros três meses deste ano. Enquanto isso, foram comercializados 64 milhões de discos rígidos.

Mesmo assim, as pessoas adquiriram mais exabytes de HDs do que de SSDs — o que significa que os discos rígidos ainda estão servindo para oferecer capacidades altas de armazenamento. No total, foram comercializados 288,3 exabytes de HDs contra 61,5 exabytes de SSDs no primeiro trimestre de 2021. Vale lembrar que um exabyte equivale a 1.024 petabytes ou 1.048.576 terabytes.

Como aponta o site Tom's Hardware, os SSDs têm uma série de vantagens se comparados com os HDs. Isso inclui maior desempenho, tamanhos reduzidos e maior durabilidade. Ainda assim, os HDs se destacaram nos últimos anos por oferecer um melhor equilíbrio entre capacidade e custo.


Fonte: Trendforce/Reprodução

Só que isso tem mudado, o que é bem demonstrado pelo fato de 60% dos novos computadores vendidos no Q1 de 2021 trazerem SSDs ao invés de HDs. Isso certamente ajudou a chegar na estatística de que os drives de estado sólido venderam mais do que os discos rígidos numa proporção de três para dois nesse período.

De acordo com a firma especializada em análise de mercado, Trendforce, três fabricantes alcançaram a marca de 64,1 milhões de HDs vendidos nos primeiros três meses de 2021. Enquanto isso, o valor de 99,4 milhões de SSDs vendidos tem participação principal de oito empresas diferentes.

Continua após a publicidade

Essas companhias incluem (na ordem de vendas): Samsung, WDC, Kioxia, SK Hynix, Micron, Intel, Kingston, Lite-on e Seagate. Essas companhias têm se beneficiado bastante das mudanças no mercado, onde os usuários exigem cada vez mais a responsividade oferecida pelos drives de estado sólido. Com isso, cada vez mais notebooks e desktop vêm com um SSD principal, e às vezes até um HD para aumentar a capacidade geral.

Via: Tom's Hardware, Storage Newsletter
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.