Após pouso de robô chinês em Marte, Bill Nelson, administrador da NASA, tece elogios
Créditos: Divulgação | China National Space Administration (CNSA)

Primeira imagem obtida pelo robô Zhurong foi revelada para todo o mundo

No dia 14 de março, às 7h18 (Horário de Brasília), a China conquistou um feito histórico: se tornou, oficialmente, o segundo país na história da humanidade que conseguiu enviar um robô em solo marciano. O robô recebeu o nome "Zhurong", que na mitologia chinesa é o Deus do Fogo,

Além da dificuldade de uma missão que tem, entre vários objetivos, o intuito de observar o terreno de Marte, o grande diferencial é que o equipamento ainda pode ser operado remotamente. Bill Nelson, diretor da NASA, afirmou:

Parabenizo a CNSA (Administração Espacial Nacional da China) por receber as primeiras imagens do rover (pequeno robô andarilho) Zhurong em Marte

Para complementar as boas notícias, foi veiculada mundialmente a primeira imagem enviada pelo pequeno robô:

(Créditos: CNSA)

O pouso não foi nada fácil. A sonda intitulada Tianwen-1 ("Perguntas ao Céu", homenageando um poema chinês), com um orbitador, um módulo de pouso e um rover, conseguiu concluir a sua missão após orbitar ao redor do planeta por mais de três meses.

Depois desse procedimento ser concluído, uma parte da sonda então se separou do orbitador (que continua cumprindo seus objetivos ao redor do planeta), e com o uso de paraquedas e contando com a proteção de um escudo térmico, a queda foi suavizada por motores que tinham o intuito de diminuir a velocidade do procedimento.

Após todo esse procedimento, o rover pôde continuar com o seu objetivo já em solo.

(Créditos: tweaktown.com)

O figurão da NASA também afirmou que o mundo aguardará pacientemente pelas descobertas realizadas por essa missão bem-sucedida dos chineses. E concluiu dizendo: "Como a comunidade científica internacional de robôs exploradores em Marte está expandindo, os Estados Unidos e o mundo esperam ansiosamente pelas descobertas que o Zhurong irá trazer - para avançar o conhecimento da humanidade sobre o Planeta Vermelho."

16/05/2021 às 12:15

Sonda Zhurong, da China, pousa com sucesso em Marte

Pelo horário de Pequim, a rover chegou ao planeta vermelho no sábado de manhã

Os objetivos da China são, principalmente, mapear a morfologia e a geologia de Marte, e avaliar as características encontradas no ambiente. Outras informações, como dados sobre a atmosfera, campos eletromagnéticos e gravitacionais, serão analisadas.

Com essas informações em mãos, no futuro as agências espaciais poderão estruturar missões que, talvez, possam contar com a presença humana em solo marciano. Todas as missões que forem realizadas até então ajudam com dados cruciais que os cientistas precisam conhecer, para assim mapear corretamente os perigos em solos longe da Terra.

Fonte: Tweaktown.com

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa