TSMC está desenvolvendo processo para produção de chips de 1nm
Créditos: TSMC

TSMC está desenvolvendo processo para produção de chips de 1nm

Pesquisadores acreditam que uso do semimetal bismuto pode tornar possível a miniaturização

O quanto é possível miniaturizar um chip? Será que existe um limite para o quanto podemos reduzir a litografia de um processador? Essas perguntas não possuem uma resposta clara, a única certeza é que quanto menor for a litografia de um chip, mais complexo é o seu processo de fabricação. 

Com a utilização do semimetal Bismuto, surgem novas possibilidades para miniaturizar componentes

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), é a maior empresa de semicondutores do mundo, e afirma que iniciou as pesquisas para a fabricação de chips de 1nm. Em parceria com a Universidade Nacional de Taiwan e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a empresa descobriu um novo modo para miniaturizar componentes ao utilizar o semimetal bismuto para conectar todos os componentes do material.

Com essa descoberta, foi possível substituir o silício durante a fabricação dos transistores e superar um pouco uma das grandes barreiras na miniaturização de semicondutores: a resistência encontrada no eletrodo de metal e no material semicondutor de monocamada. Dessa forma, encontrar o transistor correto e os materiais necessários para esses componentes é o grande desafio para viabilizar processadores de 1nm.

19/05/2021 às 14:19
Notícia

Escassez de chips aumenta preços de Smart TVs em até 30% - e ...

Notebooks, smartphones e headsets VR também devem enfrentar aumento dos preços

Com a redução do tamanho do transistor, sobra mais espaço livre, gerando menos calor e permitindo a introdução de mais componentes. No momento, os recentes anúncios não são uma garantia que a utilização do bismuto é viável, além disso falta muito tempo para a atual pesquisa avançar o suficiente até um estágio em que processadores de 1nm sejam, de fato, desenvolvidos e implementados em diversos produtos.

Atualmente, com a escassez global de chips afetando os preços de diversos produtos ao redor do mundo, como smartpohones, carros e até Smart TVs, processadores de 1nm são apenas um sonho distante. Enquanto isso, a indústria se prepara para receber os chips de 3nm, que devem chegar ao mercado até o final de 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Adrenaline, Tomshardware
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.