Qualcomm anuncia o Snapdragon 778G, seu novo chip para celulares intermediários
Créditos: Reprodução/Qualcomm

Qualcomm anuncia o Snapdragon 778G, seu novo chip para celulares intermediários

Ele virá equipado em aparelhos da Honor, iQOO, Motorola, OPPO, Realme e Xiaomi já no segundo trimestre de 2021

A Qualcomm anunciou hoje, 19 de maio, o lançamento do seu mais novo chip para smartphones intermediários, o Qualcomm Snapdragon 778G. Este chip produzido com o processo de fabricação de 6nm é o sucessor direto do Snapdragon 768G lançado no ano passado e deve oferecer uma melhor experiência com jogos, fotografia e vídeos. 

25/03/2021 às 11:52
Notícia

Snapdragon 780G 5G é o primeiro chip da série 700 produzido e...

Além da nova litografia, Qualcomm anunciou diversas melhorias para seu novo processador intermediário

De acordo com o anúncio da Qualcomm, o novo chip traz CPU Kryo 670 operando com clock de até 2,4GHz, GPU Adreno 642L, sexta geração do Qualcomm AI Engine e suporta até 16GB de memória RAM LPDDR5 com frequência de 3.200MHz. A sexta geração do Qualcomm AI Engine com o processador Qualcomm Hexagon 770 promete desempenho de 12 TOPS.

A GPU inclui suporte para as APIs OpenCL 2.0 FP, Vulkan 1.1 e OpenGL ES 3.2, e também suporta a reprodução de vídeos baseados nos codecs H.265 (HEVC) e VP9 acelerada por hardware com HDR10+, HDR10 e HLG.. Como parte da plataforma Qualcomm Snapdragon Elite Gaming, o chip também oferece suporte para recursos como Variable Rate Shading (VRS) e Qualcomm Game Quick Touch.

O VRS permite que os desenvolvedores otimizem seus jogos para reduzir a carga de trabalho da GPU e assim reduzir o consumo de energia sem comprometer a qualidade visual. Já o Game Quick Touch promete oferecer um tempo de resposta ao toque até 20% mais rápido em comparação com a geração anterior para uma melhor experiência nos jogos. O Qualcomm Snapdragon 778G também oferece suporte para dispositivos com telas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de até 144Hz e suporte para monitores externos com resoluções até 4K e taxa de atualização de 60Hz. Além disso, ele suporta telas compatíveis com HDR10 e HDR10+.

Qualcomm anuncia o Snapdragon 778G, seu novo chip para celulares intermediários
Reprodução/Neowin.net

Para câmeras, o novo Snapdragon 778G traz o Processador de Sinal de Imagem Qualcomm Spectra 570L e suporta configurações com uma câmera de até 64MP com ZSL (Zero Shutter Lag), uma câmera de 36MP e uma de 22MP com ZSL, e com três câmeras de 22MP também com ZSL.

O chip suporta a captura de vídeos com resolução 4K, captura de fotos com resolução de até 192MP, captura simultânea de fotos com resolução de 36MP e vídeo com resolução 4K, captura de vídeo em câmera lenta com resolução HD (720p) a até 240fps. Os vídeos podem ser capturados com HDR10. HDR10+ ou HLG. Ele também suporta foco automático baseado em IA e exposição automática também baseada em IA.

Continua após a publicidade

Qualcomm anuncia o Snapdragon 778G, seu novo chip para celulares intermediários
Reprodução/Qualcomm

Com relação às opções de conectividade, o Snapdragon 778G vem com o modem Snapdragon X53 5G, que promete velocidades de download de até 3,7Gbps em redes 5G. Ainda sobre 5G, ele suporta Dynamic Spectrum Sharing (DSS), mmWave e sub-6 GHz. As outras opções de conectividade incluem o suporte para Wi-Fi 6E, Wi-Fi 6 com velocidades de até 2,9Gbps graças ao sistema Qualcomm FastConnect 6700, suporte para o protocolo de segurança Wi-Fi WPA3, Bluetooth 5.2, NFC, serviços de localização Beidou, Galileo, GLONASS, NavIC, GPS, QZSS e para o padrão USB 3.1 (USB Type-C).

A Qualcomm confirmou em seu anúncio que o novo chip virá equipado em smartphones de empresas como Honor, iQOO, Motorola, OPPO, Realme e Xiaomi já no segundo trimestre de 2021. Mais informações sobre o chip Qualcomm Snapdragon 778G podem ser encontradas aqui e suas especificações detalhadas estão disponíveis aqui (documento em PDF).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Qualcomm, Neowin.net
User img

Fabio Rosolen

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.