Apple Music habilita áudio sem perdas, mas AirPods e HomePods não trazem suporte
Créditos: Apple/Divulgação

Apple Music habilita áudio sem perdas, mas AirPods e HomePods não trazem suporte

Recurso chega à plataforma em junho, mas aparelhos da fabricante só suportam codec AAC

O Apple Music terá a opção de transmissão de áudio sem perdas implementada em junho de 2021, mas isso não quer dizer que você poderá usar esse recurso com algum dos aparelhos das linhas HomePods ou AirPods da empresa. O recurso será disponibilizado sem nenhum custo extra para os assinantes do serviço, mas talvez eles precisem desembolsar uma grana para comprar fones de ouvido ou caixas de som compatíveis com a tecnologia.

17/05/2021 às 23:30
Notícia

Amazon Music Unlimited não irá cobrar tarifa adicional ao ofe...

Concorrência com Apple Music traz bons frutos ao consumidor

Os fones de ouvido Apple AirPods ou AirPods Pro, por exemplo, só suportam o codec AAC (Advanced Audio Coding). Essa opção até tem qualidade melhor e menos perda do que um padrão como o SBC (Low-complexity Subband Codec), mas ainda depende de uma compressão para garantir uma transmissão com bom desempenho.

Vale lembrar que o AAC também é suportado pelo Apple Music, mas definitivamente não de maneira sem perdas. Como aponta o site GSMArena, o AirPods Max tem a opção de conectar um cabo usando um adaptador de 3,5 mm, mas isso não é o suficiente para ter acesso a áudio sem perdas.

A própria Apple explica que o uso de um adaptador com o AirPods Max introduz um passo analógico extra na transmissão do áudio. Depois disso, é feita novamente a digitalização do sinal, o que faz com que o som emitido tecnicamente não seja lossless. Ainda segundo a mesma publicação, tanto o HomePod quanto o HomePod Mini não são capazes de reproduzir áudio sem perdas.


Fonte: Apple/Divulgação

O Apple Music vai usar o formato lossless ALAC (Apple Lossless Audio Codec) para apresentar o seu novo conteúdo de alta qualidade. A base para esse formato é de 44.1 kHz em 16-bits, que é equivalente à qualidade de CD. Só que a tecnologia Bluetooth precisa de codecs projetados de maneira específica para conseguir lidar com isso de maneira confiável.

Já o formato Hi Res Lossless oferece entre 48 kHz e 192 kHz em 24-bits, uma qualidade que no momento é impossível de se atingir usando fones sem fio. Hoje em dia, você precisaria de um DAC (Digital-to-analog converter) externo com fio para conseguir ouvir música nessa qualidade.

Continua após a publicidade

Claro que a Apple pode trazer suporte ao Apple Lossless Audio Codec com o AirPods 3. A expectativa é de que o novo fone de ouvidos sem fio da fabricante norte-americana será lançado em breve.

Via: 9to5Mac, GSMArena
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.