Google Maps está adicionando recurso de rotas mais seguras e eco
Créditos: Reprodução/WCCFTech

Google Maps está adicionando recurso de rotas mais seguras e eco

O app de navegação também mostrará regiões inteiras, com informações completas

O tradicional evento Google I/O aconteceu ontem, dia 18 de maio, com diversas novidades. Um dos anúncios feitos pela gigante de tecnologia foi a respeito da navegação no Maps. A plataforma está adicionando dois novos recursos a fim de facilitar a navegação. O primeiro são rotas mais seguras e, o segundo, são opções de caminhos ecologicamente corretos.

Ambos os recursos ainda não estão disponíveis para todas as regiões, mas como já são oficiais, devem chegar aos usuários em breve. O Google Maps é um dos aplicativos de navegação mais populares atualmente. No entanto, algumas rotas costumam ser um pouco perigosas, em algumas regiões das cidades e podem causar insegurança em alguns usuários. Várias atualizações procuram resolver esse problema, mas parece que com os novos recursos isso vai ficar ainda mais fácil. 

18/05/2021 às 17:40
Notícia

Android 12 é anunciado com maior controle de privacidade; con...

Nova versão do Android vai permitir excluir os últimos 15 minutos de histórico, bloquear pastas e mais

O algoritmo tende a indicar o caminho mais curto, que fará com que o usuário chegue ao destino de forma mais rápida e gaste menos combustível. No entanto, nem sempre os atalhos, desvios, ou caminhos alternativos são os melhores. Em algumas cidades pode representar também lugares mais perigosos, dependendo principalmente do horário. 

As rotas mais seguras irão indicar opções sem desvios e atalhos. Isso pode acarretar em mais tempo no trânsito, ou ainda mais gasto de combustível. No entanto, vai garantir que o motorista chegue ao destino de forma mais tranquila. 

A rota eco, por outro lado, fará com que o menor caminho seja trilhado, da forma mais rápida possível. Outro recurso mostrado são mapas de ruas mais detalhados. Mais informações sobre estabelecimentos, parques, faixas de pedestres e várias outras informações ficarão disponíveis aos usuários. 

Continua após a publicidade

Essa opção já está disponível desde agosto de 2020 para algumas cidades selecionadas, mas a área de atuação deve chegar para mais de 50 cidades até o final do ano, incluindo São Paulo. As informações também se adaptam ao horário e preferência dos usuários. Caso seja pela manhã, por exemplo, o Maps irá priorizar padarias e lugares para tomar café. O mesmo irá ocorrer em viagens, mostrando pontos turísticos que podem ser visitados ao longo do caminho.

Outro ponto importante é que o maps irá mostrar áreas inteiras, dando ao usuário uma visão geral sobre o caminho. Se determinado bairro estiver com um fluxo mais intenso de pessoas, ele pode escolher desviar ou passar por ele. Isso também ajuda evitar lugares que estiverem com aglomeração. 

A Google anunciou que a atualização para o Google Maps será disponibilizada tanto para iOS quanto para Android. Apesar de não haver uma data correta, o lançamento deve ocorrer nos próximos meses. Nem todas as cidades vão receber as opções. As primeiras serão as mais populosas, mas o recurso deve expandir ao longo dos meses. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA-Developers, WCCFTech
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.