Android 12 é anunciado com maior controle de privacidade; confira os recursos
Créditos: Reprodução/Google

Android 12 é anunciado com maior controle de privacidade; confira os recursos

Nova versão do Android vai permitir excluir os últimos 15 minutos de histórico, bloquear pastas e mais

Ontem noticiamos o vazamento do Android 12 pelo canal Front Page Tech e indicamos as principais novidades que os usuários teriam com a nova versão do sistema operacional, dentre elas o aprimoramento da segurança. Hoje, no Google I/O 2021, a empresa confirmou os novos recursos de privacidade.

Com a atualização é possível excluir rapidamente as pesquisas mais recentes. Ao tocar no ícone do perfil, você verá uma opção que permite excluir os últimos 15 minutos de seu histórico de pesquisa. 

 


O aplicativo de galeria, o Google Fotos, terá uma pasta bloqueada protegida por senha. Será possível manter algumas fotos escondidas e as imagens na pasta bloqueada não aparecerão na grade ou nos álbuns compartilhados.

No Google Maps, ao visualizar os lugares visitados em sua linha do tempo, você verá um lembrete de que a opção de histórico de localização está ativada. Você poderá desligá-lo diretamente na linha do tempo.

O Android 12 também terá um painel de privacidade que inclui indicadores que mostram quando seu microfone ou câmera estão sendo usados. Você poderá desativar o acesso àqueles com opções de alternância. Além disso, você poderá compartilhar localizações aproximadas com aplicativos em vez de sua posição exata.

 

O Android 12 utiliza dos recursos de privacidade graças ao espaço do sistema operacional, o Android Private Compute Core. Em vez de manter credenciais, o núcleo de computação manterá dados para uso em aprendizado de máquina, como os dados usados para o recurso de mensagem de texto "Resposta inteligente" ou o recurso "Reproduzindo Agora" para identificar músicas. O Google diz que isso permitirá "introduzir novas tecnologias que são privadas por design, permitindo-nos manter suas informações pessoais seguras, privadas e locais em seu telefone". Como o padrão Android, o novo sistema será de código aberto e estará sujeito a auditorias de segurança.

Continua após a publicidade

A empresa também anunciou uma atualização para o gerenciador de senhas embutido do Chrome. Quando o Google suspeitar que uma de suas senhas foi comprometida, o Google Assistente ajudará você a alterá-la. 

O Google não divulgou quando o Android 12 será lançado, mas deu uma previsão. A versão Beta do sistema operacional inicia hoje para smartphones da linha Pixel e outros dispositivos selecionados. De acordo com o cronograma divulgado pela empresa, em agosto espera-se o formato final e em setembro, a aguardada estreia.


 

Via: Engadget
User img

Bianca Nery

Quase jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. É marvete e entusiasta de jogos antigos de Playstation 2. Joga no expert no Guitar Hero e é grande fã do Jorge Ben.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.