CONFIRMADO: Microsoft oficializa morte do Windows 10X
Créditos: XDA Developers/Reprodução

CONFIRMADO: Microsoft oficializa morte do Windows 10X

Inicialmente previsto para dispositivos de duas telas, SO passou por várias tentativas de mudanças

A Microsoft finalmente confirmou o morte do sistema operacional Windows 10X, algo que estava sendo especulado há algum tempo já. A informação foi confirmada pela própria empresa dentro do anúncio da atualização de maio de 2021 para o Windows 10 tradicional.

17/05/2021 às 15:15
Notícia

Investigação interna motivou a renúncia de Bill Gates na Micr...

Membros do conselho da empresa pediram a renúncia do bilionário após caso de relação extraconjugal co...

O Windows 10X estava sendo desenvolvido originalmente para dispositivos de duas telas, mas o foco do software foi trocado quando foi percebida a baixa viabilidade desse propósito. O sistema operacional teria passado por diversas fases diferentes no seu desenvolvimento, com uma transição para suporte a aparelhos de uma única tela.

É importante notar que os representantes da Microsoft não falam em nenhum momento que o produto está morto. Ainda assim, o comunicado da companhia deixa bem claro que esse sistema operacional como ele era conhecido não existe mais.

Os executivos da Microsoft não admitem que o projeto deu errado e, ao invés disso, decidiram falar que os recursos do Windows 10X não deveriam estar restritos a um pequeno conjunto de clientes. Isso significa que alguns recursos do sistema abandonado serão trazidos para o Windows 10 tradicional, para desktops.


Fonte: El Comercio/Reprodução

De acordo com representantes da empresa, alguns desses recursos já estão implementados na versão principal do SO. Mas isso apenas para quem está no canal de desenvolvedores do Windows Insider Program.

Só que o principal recurso do Windows 10X que deverá ser implementado pela Microsoft no seu principal sistema operacional será a usa interface de usuário Shell UI. Recentemente, vazou uma imagem que mostra elementos do SO abandonado dentro do Centro de Ações do Windows 10 para desktops.

Continua após a publicidade

Isso inclui novos gestos de deslizar o dedo em telas sensíveis ao toque. Também foi vazado que serão adicionados menus flutuantes e cantos arredondados para o sistema operacional tradicional. Todos esses são elementos que foram desenvolvidos originalmente para o Windows 10X.

O codinome para esse novo design que será implementado no Windows 10 é Sun Valley. De acordo com o site XDA Developers, essa linguagem visual será implementada ainda em 2021.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers, El Comercio Fonte: Microsoft
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.