Google Fotos começa a testar novos filtros para facilitar a busca por imagens
Créditos: ImpulsoNegocios

Google Fotos começa a testar novos filtros para facilitar a busca por imagens

Mudanças na interface deixam mais intuitivo escolher temas em sua busca

O aplicativo Google Fotos pode em breve facilitar o processo de sua busca por imagens específicas através de filtros e temas. O recurso apareceu antes em vazamentos, mas agora alguns usuários relatam que estão podendo usá-lo, o que significa que a Google começou a distribuir para um número menor de pessoas a fim de testar a novidade. Isso geralmente é um indicativo de que a ferramenta está quase pronta para a distribuição oficial.


(Reprodução/Android Police)

Segundo informações do Android Police, esses filtros são uma maneira de deixar a interface mais intuitiva nas suas buscas, usando a inteligência artificial do aplicativo de fotos para reconhecer temas específicos e filtrar de acordo. Os exemplos de imagens acima mostra a pessoa buscando por vídeos com contatos que foram reconhecidos nas imagens e, depois, tendo a possibilidade de escolher selfies, imagens com animações, imagens editadas, capturas de tela e por aí vai.

É interessante notar que o novo recurso é mais uma ferramenta visual do que um avanço propriamente dito da tecnologia do aplicativo de fotos da Google. Como Prasham Parikh menciona em seu texto para o Android Police, de certa forma já é possível fazer esse tipo de busca específica no Google Fotos. Você pode escrever, por exemplo, "selfies com Fulano" e o app vai entender que o usuário busca por fotos do tipo selfie em que apareça o Fulano identificado.

12/11/2020 às 10:20
Notícia

Armazenamento "infinito" e de graça do Google Fotos...

A partir do ano que vem, Google passa a cobrar de quem exceder o máximo de 15GB

Os filtros, então, acabam agindo mais como sugestões, ou até mesmo um lembrete de que você pode selecionar tipos mais específicos de imagem que podem facilitar sua busca. É interessante notar que a Google está se dando ao trabalho de criar esses filtros diretamente na interface do app, o que pode ser um indicativo de que seus usuários não usam ou não sabem das capacidades avançadas de busca já presentes no Google Fotos.

O recurso ainda está em fase de testes e não tem uma data específica para distribuição oficial. Segundo o Parikh, a novidade parece não ser vinculada também a uma versão específica do app, então o único jeito de verificar é olhando no Google Fotos se o recurso está disponível depois de novas atualizações.

Fonte: Android Police
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.