Windows 10 já vem com uma proteção contra ransomware - veja como ativar!
Créditos: PCGamer (modificada)

Windows 10 já vem com uma proteção contra ransomware - veja como ativar!

Ransomware é um dos ataques que mais cresce, mas você pode proteger suas pastas

O Windows 10 existe há anos e já é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo, mas um importante recurso de segurança dele está sendo compartilhado na internet apenas recentemente. O Windows mais novo conta com um sistema contra ransomware já "embutido", previamente instalado, e muita gente não sabe disso porque ele precisa ser ligado manualmente.

A maioria dos usuários já conhece o Windows Defender, que é o programa contra vírus e outros tipos de malware do Windows 10, que já vem ativado por padrão. Mas o sistema também conta com um sistema de proteção contra ransomware que dá pra ativar nas configurações, para proteger pastas importantes de possíveis ataques.

Para ativar a Proteção contra Ransomware do Windows 10, na configuração padrão, acesse o aplicativo de configurações. Depois, clique no botão "Atualização e Segurança" e, então, clique em "Segurança do Windows". Aí é só seguir as opções na tela e encontrar o botão de gerenciar a proteção contra ransomware.

Ao ativar a proteção o Windows vai mostrar algumas pastas que ficam protegidas por padrão e você pode escolher quais outras pastas também quer proteger ou desmarcar algumas delas. Isso devido ao fato de como funciona um ransomware.

22/12/2020 às 15:06
Notícia

Microsoft, McAfee e outras empresas se unem para formar a Ran...

Mais detalhes sobre a iniciativa serão divulgados em janeiro de 2021

O ransomware ataca o dispositivo afetado criptografando dados e documentos. O malfeitor por trás do ataque, então, cobra um valor de "resgate" para entregar a chave de criptografia e destravar esses documentos. Sendo assim, as empresas são os principais alvos desse tipo de ataque, por geralmente terem mais arquivos indispensáveis que eles estejam dispostos a pagar para recuperar.

A proteção contra ransomware do Windows 10 impede que outros aplicativos acessem pastas protegidas, o que impede o ransomware de criptografar esses documentos. Em contrapartida, pode ser que alguns de seus programas que precisem acessar uma pasta protegida apresente mal funcionamento - mas também é possível determinar exceções na proteção de ransomware do Windows, para deixar programas confiáveis acessarem pastas protegidas.

Fonte: PCGamer
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.