Sony registra patente de drones que silenciam locais barulhentos
Créditos: DroneDJ

Sony registra patente de drones que silenciam locais barulhentos

Detalhes da patente mostram que os drones são capazes de criar uma barreira virtual e cancelar ruídos

A Sony enviou um registro de patente à United States Patent and Trademark Office (USPTO), sobre as especificações de um drone que "espalha silêncio", ou seja, um drone cancelador de ruídos. Especialistas em patentes de tecnologia da Founders Legal, revisaram e analisaram o documento e identificaram que os drones seriam utilizados para silenciar regiões barulhentas, além da possibilidade dos drones acompanharem pessoas, garantindo o silêncio ao redor delas.

11/05/2021 às 14:27
Notícia

Fotos tiradas com o novo Sony Xperia 1 III aparecem na internet

Imagens publicadas no Weibo supostamente foram tiradas com a câmera do novo smartphone da empresa

Talvez pareça estranho a ideia de um drone cancelador de ruído seguindo você por aí, mas o uso dessa tecnologia pode ser muito interessante para manter locais de trabalho barulhentos, calmos. Fábricas, áreas de transporte de cargas, grandes locais de construção, seriam alguns dos exemplos muito beneficiados com uma tecnologia dessas. Além de diminuir o estresse causado pelo ruído aos trabalhadores e pessoas ao redor, o uso eficiente de uma tecnologia dessa, também permite o trabalho em horários diferenciados.

De acordo com com os especialistas da Founders Legal, a patente descreve um esquadrão de drones com IA aprimorada, sobrevoando locais, utilizando imagens em tempo real, através de um algoritmo de processamento, para identificar locais barulhentos, criando uma barreira contra o ruído.


(Créditos: Sony/ Founders Legal)

Segundo a Founders Legal, a função canceladora de ruído funcionaria da seguinte forma:

Os drones são equipados com alto falantes. Assim que atingirem a posição correta, usam as capacidades de captura de áudio para processar o áudio distribuído. Os alto falantes serão capazes de emitir sinais sonoros que cancelam o ruído processado, criando uma barreira virtual de cancelamento de ruído. A habilidade de criar uma barreira virtual pode ser utilizada de inúmeras formas, assim que a tecnologia estiver madura o suficiente para ser implementada.

 

A ideia é interessante, porém implementar um drone para processar imagens e áudio, além de permitir que ele emita sinais sonoros para cancelar ruídos não será um processo fácil. Agora, escolher, entre o barulho de um drone sobrevoando um local ou constante martelar de uma obra no meio da rua, com certeza o ruído gerado pelo drone será mais agradável. Mas quem sabe, até os drones da Sony serão completamente silenciosos.

Continua após a publicidade

 

Via: DroneDJ
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.