Motorola anuncia parceria para iniciar carregamento de celular pelo ar
Créditos: Reprodução/GuRu&Motorola

Motorola anuncia parceria para iniciar carregamento de celular pelo ar

A empresa é a próxima a investir em tecnologia para carregamento totalmente sem fio

A Motorola apresentou seu conceito de carregamento pelo ar no início de 2021. A empresa acaba de anunciar parceria com a GuRu para tornar esse projeto realidade em breve. O objetivo é fazer com que os dispositivos possam ser carregados totalmente sem fio, mesmo distante de tomadas. 

A GuRu é uma empresa especializada em sistemas de energia sem fio personalizáveis. A empresa informa que usa "circuitos integrados de ondas milimétricas, módulos e tecnologia proprietária de lente inteligente RF". Isso é interessante porque a Motorola é uma das companhias que não investem muito em carregamento por indução, portanto esse anúncio é um grande passo para a fabricante. 

Atualmente, os carregamentos "sem fio" são feitos via indução. O dispositivo precisa estar acima de uma base de carregamento, que está diretamente conectada na tomada, para conseguir carregar. A ideia é que isso não seja necessário. A energia é passada para o smartphone mesmo com alguns metros de distância, permitindo maior flexibilidade de uso. 

29/01/2021 às 08:16
Notícia

Xiaomi Mi Air Charge pode carregar dispositivos à distância e...

Tecnologia suporta carregamento remoto de 5 watts para um ou mais dispositivos

A tecnologia conta com a lente RF da GuRu. Ela é usada para alimentar os dispositivos da Motorola. Para isso, é necessário um sistema de transferência de energia em miniatura, que faz a transmissão de energia a longo alcance e com precisão. Ou seja, o sistema de transmissão é conectado a tomada e ele é responsável por enviar a energia para o smartphone. O usuário pode colocar ele sobre uma mesa, sentar no sofá e estar carregando seu dispositivo enquanto usa, sem precisar de um cabo no aparelho.

A Motorola não é a única companhia investindo em dispositivos de transferência de energia por ar. A Xiaomi também já apresentou conceitos avançados, usando tecnologia e propósito muito similar, com o Mi Air Charge. É esperado que ainda mais empresas também forneçam soluções similares. 

Continua após a publicidade

Até o momento, apenas essas são as informações disponíveis. Nenhuma das duas empresas informa como está o desenvolvimento e como a tecnologia será efetivamente desenvolvida. Ainda não há nenhuma menção sobre quando o carregador sem fio da Motorola será lançado e como serão os detalhes de design, capacidade, etc. É esperado que com a parceria a tecnologia seja acelerada e chegue em breve aos usuários.

Via: Neowin, Xda-Developers
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.