Intel anuncia linha de processadores de 11ª geração para notebooks
Créditos: Divulgação/Intel

Intel anuncia linha de processadores de 11ª geração para notebooks

Processadores da linha Tiger Lake-H atingem até 5 GHz de frequência

A Intel anunciou a 11ª geração da linha H, a nova geração de processadores para notebooks de alto desempenho. As principais novidades incluem o uso do processo de fabricação 10nm SuperFin, suporte às tecnologias PCIe 4.0, Wi-Fi 6E, Thunderbolt 4 e o aumento das linhas PCIe para 20.

Os processadores da série Tiger Lake-H virão com configurações que variam entre 6 núcleos e 12 threads em modelos Core i5, e um total de 8 núcleos e 16 threads nos modelos Core i7 e Core i9. As frequências variam de 2.1 GHz em modelos mais modestos, podendo alcançar boost em um ou até dois núcleos de 5.0 GHz nos modelos mais avançados. 

Dentre os cinco processadores, o Intel Core i9-11980HK oferece mais desempenho, trazendo o multiplicador desbloqueado, que viabiliza o overclock de 5.0 GHz para jogos, criadores de conteúdo e profissionais de negócios. 

Chris Walker, vice-presidente corporativo da Intel e diretor geral do Mobile Client Platforms Group, explica que a nova série é uma: "incrível extensão da nossa família de dispositivos móveis de 11ª geração com melhorias de desempenho de núcleo único e de núcleos múltiplos de dois dígitos, jogabilidade de ponta, armazenamento de conexão direta e 20 pistas PCIe 4.0 para largura de banda de plataforma de nível entusiasta".

A empresa está prometendo em performance ganhos que variam de 5 a 21%, no comparativo do topo de linha Core i9-11980HK versus o antecessor, o Core i9-10980HK. Contra a concorrente AMD, o processador mais avançado vai se sair de 11 a 24% melhor que o Ryzen 9 5900HX. Todos os testes usaram de referência um notebook com uma GeForce RTX 3080 operando em 165W.

Em ciclos de produtividade, a Intel afirma que sua nova geração entrega aproximadamente 20% mais desempenho comparado ao equivalente da 10ª geração Core, e cerca da mesma vantagem em comparação com o modelo da AMD.

A Intel também anunciou a chegada de processadores vPRO  e Xeon W-11000. A linha vPro entrega quase 30% de ganho de performance, no comparativo do 11950H vPro versus o 10885H vPro, e o ganho pode chegar a 75% em cenários como o SPECworkstation, comparado ao 9850H vPro.

Continua após a publicidade

Em comunicado, a Intel afirma que os notebooks com chips Intel série H devem chegar ainda esse ano, mas não deu uma data. De acordo com a empresa, serão mais de 80 designs de notebooks, com mais de 1 milhão de processadores enviados para parceiros de todo o mundo até o lançamento.

Via: Intel
User img

Bianca Nery

Quase jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. É marvete e entusiasta de jogos antigos de Playstation 2. Joga no expert no Guitar Hero e é grande fã do Jorge Ben.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.