WhatsApp vai cortar recursos de quem não aceitar seus termos de uso
Créditos: Divulgação/WhatsApp

WhatsApp vai cortar recursos de quem não aceitar seus termos de uso

Entenda o que acontece com o WhatsApp depois do dia 15 de maio

Quem ainda não aceitou os novos termos de uso do WhatsApp, tem até o dia 15 de maio para tomar uma decisão final. As contas que não derem a permissão começarão a ter algumas restrições gerais no uso do mensageiro. Isso não significa que ela será excluída, porém alguns "bloqueios" vão começar a acontecer.

Comunicado WhatsApp - comunicado oficial

Para quem não lembra, o WhatsApp anunciou no início de 2021 para seus usuários que atualizaria os seus modos de compartilhamento de dados com o Facebook - Saiba Mais. No início, essas novas medidas seriam aplicadas a partir de fevereiro. No entanto, a plataforma adiou o processo para que desse tempo para que todos os seus usuários entendessem o que seriam os novos termos. A nova data está se aproximando, será no próximo sábado, dia 15 de maio. 

23/01/2021 às 17:35
Artigo

Nova politica de privacidade do Whatsapp - O que muda? Preci...

O WhatsApp vai alterar a forma como trata os dados dos usuários a partir de 8 de fevereiro de 2021

A partir do próximo sábado os usuários que não aceitarem os termos só poderão acessar as suas conversas por meio de notificações. A lista, como é atualmente, não ficará disponível para quem não permitiu o compartilhamento com o Facebook. Quem já concedeu a permissão terá o acesso normal, como já acontece.

Ao longo dessa semana os avisos vão continuar cada vez mais constantes, até que o usuário tome uma decisão se deseja ou não compartilhar seus dados com a empresa mãe do WhatsApp. Passado o processo de apenas responder com notificações, as restrições irão se ampliar. Depois de algumas semanas - a plataforma não específica exatamente quanto tempo -, não será mais possível atender ou fazer chamadas pelo mensageiro.

Mudanças para quem não aceitar os novos termos de uso até dia 15 de maio:

Continua após a publicidade
  • O usuário não conseguirá mais abrir sua lista de conversas;
  • Após algumas semanas deixará de receber ligações e notificações.

As contas que ficarem inativas por 120 dias serão desativadas. Isso já é um padrão da plataforma, que exclui todas as contas que não tem nenhuma interação durante esse período, portanto não é uma grande modificação. Aceitando os termos, o usuário permite que o Facebook tenha acesso aos seus metadados, mas não especificamente conversas (sendo elas por mensagens ou ligações). 

O WhatsApp se compromete falando que não tem nenhum contato com as mídias trocadas entre os usuários. Segundo o mensageiro, todas as informações são armazenadas no dispositivo, usando criptografia de ponta a ponta. No entanto, o aplicativo consegue ter as informações sobre localização, áreas visitadas, horário de uso, rotinas, etc. Essas informações podem ser trocadas com o Facebook assim que a permissão for concedida. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.