Apple M1 ganha suporte preliminar em Kernel do Linux
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Apple M1 ganha suporte preliminar em Kernel do Linux

Atualização 5.13-RC1 do sistema está trazendo suporte parcial ao novo processador

O processador Apple M1 vem chamando bastante a atenção pelo seu desempenho, que significou um grande avanço em processadores Arm em computadores pessoais. Desde então, diversos usuários vem aguardando suporte oficial do novo chip da Apple para o Linux, algo que será resolvido na próxima atualização do sistema.

Quem anunciou isso foi o Linus Trovalds, que falou sobre as melhorias que o update de kernel 5.13 do Linux trará suporte preliminar ao M1. Com isso, o sistema agora irá ligar e funcionar em um sistema baseado no processador da gigante de Cupertino, mas ele não está suportando ainda todos os recursos do SoC. Um exemplo disso é o suporte à GPU integrada, que não está nem na metade da etapa de desenvolvimento.

"Esta é apenas uma apresentação básica, mas estabelece uma base sólida e é provavelmente a etapa de upstreaming mais desafiadora que teremos que fazer, pelo menos até que as coisas da GPU estejam prontas."
- Afirmou o desenvolvedor de software Hector Martin, em entrevista ao portal The Register.

O trabalho em trazer suporte ao processador é bastante difícil, principalmente porque a arquitetura do M1, mesmo também sendo baseado em arquitetura Arm, como os chips Raspberry Pi que o sistema já roda normalmente, apresenta algumas diferenças e particularidades.

Apesar dessas dificuldades, a comunidade de desenvolvimento do Linux conseguiu realizar o fechamento da janela de mesclagem, considerando o novo código do sistema como desejável e com uma boa estabilidade para o lançamento, que deve acontecer nas próximas semanas. No total, o Linux 5.13-RC1 está trazendo 12.015 arquivos alterados, com 631309 inserções e 246239 exclusões.

21/04/2021 às 15:41
Notícia

Windows 10 build 21364 agora suporta aplicativos do Linux com...

Esta versão de testes também introduz algumas melhorias no Gerenciador de Tarefas

A atualização de Kernel do sistema traz diversas outras novidades e aprimoramentos, como um suporte ao contador de desempenho para os processadores de 12ª geração da Intel (Alder Lake) e para os eventos de desempenhos do AMD Zen3. A lista completa de novidades e melhorias do Linux pode ser acessada neste link.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Register, Tom's Hardware, Linus Torvalds
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.