Samsung corrigiu em janeiro falha de segurança de celulares com Snapdragon
Créditos: Qualcomm/Reprodução

Samsung corrigiu em janeiro falha de segurança de celulares com Snapdragon

Com o patch de maio de 2021, empresa terá protegido quase todos os seus modelos com chips Qualcomm

A Samsung rapidamente lançou um patch para corrigir em alguns de seus dispositivos uma vulnerabilidade encontrada em modens da Qualcomm. Essa falha de segurança permite que criminosos ouçam suas chamadas de voz, leiam suas mensagens de texto e tenham acesso a outras informações privadas.

10/05/2021 às 10:59
Notícia

Samsung pode lançar novo SoC com GPU da AMD no segundo semest...

O modelo deve chegar no mercado para competir diretamente com o Apple M1

A fabricante sul-coreana tem lançado patches para alguns de seus celulares Galaxy com processadores Snapdragon desde janeiro de 2021. A empresa ainda não revelou exatamente quais celulares receberam as correções de segurança e quais ainda estão vulneráveis.

Apesar disso, representantes da Samsung já confirmaram que a maioria dos seus celulares com chipsets da Qualcomm estarão seguros instalando o patch lançado no dia 1º de maio de 2021.

A vulnerabilidade ficou conhecida como CVE-2020-11292. Ela não foi incluída dentro do Boletim de Segurança do AOSP do Android para o mês de maio. Ainda assim, ela é parte do update de segurança da Samsung para este mês, com um asterisco para os dispositivos que receberam a correção anteriormente.


Fonte: Qualcomm/Divulgação

“Enquanto uma quantidade de dispositivos da Samsung já haviam recebido patches começando em janeiro de 2021, a maioria dos dispositivos da Samsung com o Nível do Patch de Segurança do Android de 1º de maio de 2021 ou depois, serão considerados protegidos da vulnerabilidade. A Samsung encoraja que todos os usuários garantam que os seus dispositivos estão atualizados, assim que o patch está disponível para seus aparelhos”.
- Comunicado oficial da Samsung

A falha de segurança foi descoberta pela firma de especializada Check Point Research, mas só foi divulgada publicamente no dia 6 de maio de 2021. As vulnerabilidades foram encontradas em conexões entre a cama de software da Interface de Modem da Qualcomm (QMI) e o serviço de debugging.

Continua após a publicidade

Elas permitiam que o software recebesse patches de maneira dinâmica, ultrapassando os mecanismos de segurança tradicionais. Os aplicativos third-party padrões não possuem privilégios de segurança para acessar o QMI, mas esse ataque pode permitir isso se aspectos mais críticos do Android estiverem comprometidos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GSMArena, Android Police Fonte: Samsung
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.