Estudo indica que SSDs falham menos que HDs, mas na realidade não é bem assim
Créditos: Future

Estudo indica que SSDs falham menos que HDs, mas na realidade não é bem assim

Pela primeira vez Backblaze inclui SSDs na sua análise de confiabilidade de armazenamento

Entre um HD ou um SSD, qual dos dois é mais confiável? Para responder essa pergunta, a empresa de armazenamento na nuvem Backblaze compilou dados interessantes sobre taxas de erros na sua análise de confiabilidade, publicada dia 4 de maio.

Confira a publicação original no site Adrenaline

06/05/2021 às 10:21
Notícia

TeamGroup lança SSD com alta durabilidade para mineração de c...

Além da vida útil de 12.000TBW, o SSD T-Create Expert tem garantia limitada de 12 anos

Foi a primeira vez que a empresa incluiu dados relacionados ao SSD no estudo. Isso aconteceu em parte porque a Backblaze começou a utilizar SSDs como drives de inicialização há dois anos, quando finalmente conseguiu encontrar modelos de 200GB de capacidade por cerca de US$ 50, o mesmo preço que pagava por HDs de 500GB.

Com a implementação de ambos modelos em larga escala, a empresa contabilizou as taxas de erros entre SSDs e HDs, no mesmo ambiente, como drives de inicialização. Dos 1.518 SSDs utilizados, apenas dois deles falharam entre os dias 1 de janeiro e 31 de março, o que representa taxa de erro anual de 0.58%. Já a taxa de erro dos HDs foi consideravelmente maior, dos 1.669 HDs, 44 falharam durante o mesmo período, atingindo 10.56% de taxa de erro.


(Créditos: Intel)

Quem leu até aqui, provavelmente pensou: SSD falha menos do HD, assunto encerrado. Mas não é bem assim. Afinal, a empresa ressalta que na sua análise ignorou a idade do drive. "Se focarmos na idade de cada um dos modelos, encontramos falhas na suposição de que drives SSD são melhores", afirmou Backblaze.

Os SSDs incluídos no estudo de confiabilidade apresentavam idade média de 12,7 meses, enquanto os HDs possuiam idade média de 49,6 meses. A enorme discrepância entre a idade dos modelos utilizada é um fator importante, que pode alterar de forma significativa as taxas de erros entre os modelos.

Continua após a publicidade

"Basicamente as idades do SSD e HD não se sobrepõem muito, e usualmente as taxas de erro aumentam com o avanço da idade dos drives. Essas duas considerações mostram que a conclusão de que SSDs falham menos do que HDs não é tão evidente assim", concluiu Backblaze. Além disso, outro aspecto a ser levado em consideração é a limitada durabilidade de SSDs para, por exemplo, ser forçado a performar backups frequentes. Isso não é muito relevante ao comprar um SSD para um PC Gamer, mas é algo a ser considerado, 

A curto prazo as revelações do estudo não podem ser levadas ao pé da letra. É a continuidade de estudos semelhantes, que irá de fato esclarecer o quão confiável é um SSD. A Backblaze planeja continuar analisando cada um dos modelos de armazenamento, para publicar mais informações sobre o assunto.

No vídeo abaixo você acompanha Diego Kerber, jornalista do site parceiro Adrenaline, minerando criptmoedas Chia, que utiliza o armazenamento HD ou SSD do seu PC para realizar o blockchain.

Via: Adrenaline Fonte: PC Gamer
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.