Google confirma que autenticação em dois fatores será automática
Créditos: Divulgação/Google

Google confirma que autenticação em dois fatores será automática

Em primeiro momento algumas contas selecionadas terão a opção ativada automaticamente

A Google acaba de confirmar que algumas contas selecionadas vão começar a ter a autenticação em dois fatores automática. Isso é válido para o cadastro do endereço Gmail, o que deixa o Android mais seguro. Essa é uma maneira de tornar as contas menos vulneráveis, evitando que pessoas má intencionadas tenham acesso. Ela já pode ser ativada manualmente pelos usuários.

Publicação Google - Site oficial

O processo é bem simples. O usuário tem uma etapa a mais depois além da senha, para garantir que o dispositivo que está acessando a conta tem realmente a permissão do dono. Isso evita que outras pessoas acessem os dados disponíveis e consigam obter informações a partir da conta do Gmail.

27/02/2021 às 11:30
Artigo

Verificação em duas etapas: O que é e por que você deve utilizar

A verificação dificulta bastante que uma conta ou aplicativo seja hackeado

Em seu comunicado, o Diretor de Gerenciamento de Produto, Identidade e Segurança do Usuário do Google, Mark Risher, declarou “em breve, começaremos a inscrever usuários automaticamente na 2SV se suas contas estiverem configuradas de maneira apropriada”, disse (Você pode verificar o status da sua conta em nossa Verificação de segurança).”

Quando o usuário acessar a sua conta de outro dispositivo, depois da senha, será solicitado que seja feita uma confirmação via smartphone. Ela geralmente chega ao dispositivo como uma notificação, mas também pode ser uma SMS ou outro método escolhido pelo usuário. Assim, é possível confirmar ou negar o acesso. Mesmo que sua senha tenha sido violada, a pessoa não consegue acessar as informações se o acesso não for concedido. 

A opção de autenticação em dois fatores já é padrão para a maioria dos dispositivos iOS, da Apple. Isso garante mais uma opção de proteção para a conta dos usuários. Para quem tem Android, isso ainda precisa ser feito manualmente, caso haja interesse. Não são todas as pessoas que sabem dessa opção, o que acaba deixando o dispositivo vulnerável. 

Continua após a publicidade

Como foi informado no comunicado, apenas alguns usuários selecionados terão a opção automática no início. É possível que, no futuro, esse seja um padrão para todas as contas. Enquanto isso não for uma realidade, recomendamos que essa etapa seja ativada em seu dispositivo manualmente. Temos um artigo completo te mostrando como ativar a autenticação em dois fatores em sua conta Google. 

Via: XDA-Developers
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.