Vídeo compara HarmonyOS e EMUI 11 , ambos baseados em Android
Créditos: Reprodução/CREATOR STUDIO

Vídeo compara HarmonyOS e EMUI 11 , ambos baseados em Android

O EMUI 11 teve os tempos de carregamento mais rápidos que o HarmonyOS

A Huawei precisou adaptar o sistema operacional dos seus smartphones para conseguir independência do fornecimento dos Estados Unidos. Um novo vídeo mostra o comparativo entre o EMUI 11, interface de usuário usada até então pela chinesa e o HarmonyOS 2.0, sistema desenvolvido pela companhia.

Vale destacar que ambos os sistemas tem base no Android. O vídeo publicado usa dois diferentes modelos de smartphones, com especificações distintas. Isso faz com que toda a experiência seja diferente. Outro ponto importante é que o sistema que está rodando é o Developer Beta3 do HarmonyOS 2.0 e o firmware estável do EMUI 11. Tudo isso implica em diferenças nos testes.

O vídeo acima mostra que o smartphone executando o EMUI 11 carrega um pouco mais rápido do que o HarmonyOS 2.0. Isso pode ser sim por problemas no desenvolvimento do sistema, mas também podem haver outros fatores que alterem o resultado. É possível que tenha tido algum problema de conexão de rede, assim como diferenças do hardware do dispositivo. 

De modo geral, essa é a principal diferença. O sistema operacional desenvolvido pela Huawei se mostra muito semelhante ao EMUI 11. Não é perceptível grandes perdas, que poderiam atrapalhar muito a usabilidade dos usuários. O vídeo é bastante curto e tem o seu foco principal na navegação.

28/04/2021 às 20:04
Notícia

Veja sistema Harmony OS 2.0 rodando no dobrável Huawei Mate X2

Empresa está perto de lançar seu próprio sistema operacional para concorrer com o Android

Aplicativos são abertos, carregados, fechados e reabertos várias vezes. O objetivo era mostrar mesmo se os sistemas carregam no mesmo tempo, ou se um se sobressai. Em todos os testes mostrados o tempo de carregamento ficou melhor para a versão com o EMUI 11 estável. 

Continua após a publicidade

É importante lembrar que o HarmonyOS ainda não está pronto para o público geral. Ele ainda está na sua fase beta, com vários aprimoramentos a serem feitos. Considerando tudo isso, o vídeo parece otimista. Mesmo com funções a serem feitas a navegação parece fluida, sem travamentos e consideravelmente rápida, mesmo que os carregamentos sejam mais lentos do que no EMUI 11. 

A Huawei já trabalhava em seu sistema próprio, mas precisou acelerar o processo depois da medida restritiva que o governo dos EUA fez a empresa. A chinesa ficou impedida de ter relações comerciais com as companhias estadunidenses, o que inclui a Google, então fornecedora do sistema operacional utilizado, o Android. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GSM Arena
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.