WhatsApp volta a permitir transferências de dinheiro pelo app no Brasil

Função foi autorizada pelo Banco Central em março depois de proibição inicial

WhatsApp volta a permitir transferências de dinheiro pelo app no Brasil
Créditos: News Geek

O WhatsApp voltou a implementar nessa semana sua função de transferências financeiras pelo app no Brasil. O recurso chegou a aparecer por aqui no ano passado, mas foi inicialmente bloqueado pelo Banco Central. Agora, com autorização oficial das autoridades, o app de mensagens do Facebook volta a disponibilizar o sistema, fazendo do Brasil o segundo país no mundo que vai permitir esse tipo de transação pelo aplicativo.

O primeiro país a permitir transações financeiras pelo WhatsApp foi a Índia, que implementou o recurso em novembro do ano passado e não teve problemas de bloqueio. A função começou a voltar a funcionar por aqui na última terça-feira, dia 4 de maio, então certifique-se que seu app está atualizado para poder conseguir testar se quiser. Mas ainda assim não é garantido que vai funcionar, porque a função vai aparecer no app de cada pessoa "em ondas", como costuma acontecer com grandes atualizações no mundo dos dispositivos móveis.

Envios de dinheiro pelo app poderão ser feitos usando um cartão de crédito ou débito. Mas os valores não são completamente liberados e têm certos limites para segurança. Cada usuário pode transferir no máximo R$ 1.000 a cada envio e não pode fazer mais de 20 transações por dia. Ao longo de todo o mês, o somatório das transferências financeiras não pode passar dos R$ 5.000 no total.

30/03/2021 às 22:30
Notícia

Banco Central autoriza transferências via WhatsApp

Retorno acontece após proibição no ano passado e sem todas as funções originais

O verdadeiro objetivo do sistema de transferência de dinheiro pelo WhatsApp, no entanto, ainda não poderá ser alcançado aqui no Brasil. A importância central do recurso para o Facebook é permitir pagamentos pelo app, não apenas transferências entre pessoas privadas. O Banco Central permitiu o recurso, mas segue bloqueando os pagamentos comerciais diretamente pelo aplicativo de mensagens. Representantes do WhatsApp disseram que continuam em negociações com o BC e esperam que o sistema de transferências comerciais seja implementado ainda neste ano.

O Facebook se recusou a comentar oficialmente se vai cobrar pelo serviço de transferências comerciais, mas a expectativa é de que sim. O mercado de pagamentos no geral tem sido cada vez mais cobiçado pelas empresas de tecnologia e com o app de mensagens mais usado no mundo não seria diferente.

Fonte: Reuters

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.