Acabou, Windows 10 não trará mais player do Adobe Flash integrado
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Acabou, Windows 10 não trará mais player do Adobe Flash integrado

Atualização de junho deve remover totalmente o componente do sistema da Microsoft

Nos últimos anos o Adobe Flash Player está sendo deixado de lado, com alguns navegadores já deixando de oferecer suporte ao componente desde 2016. Porém o programa ainda se mantinha vivo, e bastante utilizado, coisa que mudou no final do ano passado, quando a própria Adobe deixou de oferecer suporte a ele. 

29/04/2021 às 08:28
Notícia

Update para o Windows 10 20H2 e v2004 introduz o recurso Notí...

Atualização é opcional e também traz correções para múltiplos bugs

Mesmo assim o programa ainda funciona “normalmente” no Windows, já que o sistema ainda oferecia suporte integrado a ele. Mas essa sobrevida do player está com os dias contados, isso porque a Microsoft anunciou que irá remover totalmente o suporte ao Flash na atualização cumulativa de junho.

O anúncio foi feito hoje através do blog oficial do Windows, ele informa que o update “KB4577586” chegará nos mês que vem e terá o nome de “Atualização para remoção do Adobe Flash Player”, que chegará primeiro ao Windows 10. Além da última versão do seu sistema operacional, a Microsoft também confirmou que removerá o suporte ao componente da Adobe para os Windows 8.1, Windows Server 2012 e Windows Embedded 8 Standard em julho.


Créditos: Divulgação Adobe

A empresa do, agora solteiro, Bill Gates está apenas continuando o seu trabalho em relação ao programa da Adobe, em outubro de 2020 a empresa já havia feito uma atualização automática para o Microsoft Edge removendo o player. Porém na época o registro de alterações da atualização informava que o navegador estava desinstalando o Flash apenas que vinha junto ao sistema, caso o usuário instale por outra fonte, o patch não faria a remoção.

Essa norma deve se estender também para os Windows, removendo apenas o Flash Player integrado ao sistema. Atualmente a própria Adobe está recomendando que os usuários desinstalem seu componente, para quem tiver interesse, a Microsoft já está disponibilizando o patch “KB4577586” para baixar através do seu catálogo de atualizações.

03/05/2021 às 16:09
Notícia

Sem controle, foguete Chinês pode cair em área habitada dias ...

Espaçonave de 21 toneladas pode espalhar detritos por Nova York, Madrid e até no Brasil

Continua após a publicidade

Devido ao surgimento do HTML5, também por causa dos seus problemas de segurança, o Adobe Flash vem perdendo bastante espaço no mercado. A Microsoft até demorou para remover o suporte do plug-in no seu sistema e navegador, principalmente se comparado a empresas como Google e Mozilla, que já estão fazendo ações contra o player desde 2016.

Fonte: The Verge, Microsoft, Engadget
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.