Depois de um "soluço", Ingenuity conquista seu quarto voo em Marte
Créditos: NASA

Depois de um "soluço", Ingenuity conquista seu quarto voo em Marte

Helicóptero não decolou na primeira data marcada, mas no fim deu tudo certo

Ingenuity, o helicóptero de Marte da NASA, completou no último dia de abril seu quarto e mais recente voo. O drone tem se saído bem sucedido na maioria dos testes e o voo de número quatro também foi considerado uma grande conquista, apesar de ter precisado de um reagendamento depois de um pequeno "soluço" do helicóptero que o fez perder a decolagem na primeira data marcada.

O quarto voo do Ingenuity estava marcado para o dia anterior, 29 de abril, por volta das 11h (horário de Brasília). Mas quando os dados retornaram por por volta das 17h20, a NASA verificou que o helicóptero simplesmente não acessou seu modo de voo, então a decolagem não aconteceu. Esse é um problema mínimo, então o voo já foi reagendado para o dia seguinte, dia 30 de abril.

Segundo informações da NASA, o helicóptero tem um pequeno problema que já foi identificado no início do mês passado e que oferece 15% de chance do Ingenuity não entrar no modo de voo, impedindo decolagens programadas. Como é um problema mínimo e quase inconsequente, a agência espacial programou a decolagem logo para o dia seguinte, às 11h49, e dessa vez deu tudo certo.

Os cientistas continuam explorando os limites do Ingenuity, então em seu quarto voo o helicóptero de Marte foi ainda mais longe e passou mais tempo no ar, estabelecendo novos recordes. Ele voou até uma distância de 133 metros e depois voltou, o que resulta numa distância percorrida de 266 metros, se mantendo por 117 segundos no ar. A princípio pode não parecer grande coisa, mas cada segundo a mais que o Ingenuity passa no ar em Marte é outro grande passo para o futuro da exploração espacial.

E dessa vez o helicóptero de Marte capturou ainda mais imagens coloridas do planeta. Mas as fotos em preto e branco são igualmente importantes, pois serão usadas na criação de imagens em simulação 3D da superfície de Marte.

A publicação da NASA sobre o quarto voo do Ingenuity diz que a agência agora tem muitos dados para analisar, e que a performance do drone em Marte tem sido "literalmente perfeita".

Fonte: NASA
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.