Astronautas da missão Crew-1 da SpaceX retornam à Terra em segurança
Créditos: Divulgação/NASA

Astronautas da missão Crew-1 da SpaceX retornam à Terra em segurança

Essa foi a missão mais longa da NASA, com 168 dias em órbita

Quatro dos astronautas que integraram a missão Crew-1 para a Estação Espacial Internacional (ISS) retornaram à Terra no domingo (02). Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker da NASA e Soichi Noguchi, da Jaxa (agência espacial do Japão), pousaram às 02h56 ET (03h56 no horário de Brasília) no Golfo do México, na costa da Cidade do Panamá, Flórida.

O voo teve duração aproximada de seis horas e meia, e tanto a cápsula Crew Dragon quanto a tripulação pousaram em segurança. A missão teve início em 15 de novembro de 2020, quando a equipe foi lançada de um foguete Falcon 9 da SpaceX.

No total, os quatro astronautas ficaram 168 dias em órbita, tornando esta a missão mais longa da NASA. O recorde anterior pertencia à tripulação do Skylab, que permaneceu na estação espacial de novembro de 1973 a fevereiro de 1974, totalizando 84 dias.


Cápsula Crew "Resilience". Reprodução/NASA

O senador Bill Nelson festejou a chegada dos astronautas em segurança e fez o seguinte comentário:

Realizamos outro voo espacial incrível para a América e nossos parceiros comerciais e internacionais. O transporte seguro e confiável para a Estação Espacial Internacional é exatamente a visão que a NASA teve quando a agência embarcou no programa de tripulação comercial.

 

29/04/2021 às 16:06
Notícia

SpaceX Falcon 9 lança mais 60 satélites Starlink e pousa com ...

Essa é a sétima vez que o novo primeiro estágio do foguete da empresa faz uma missão em órbita baixa ...

Continua após a publicidade

Tanto a missão Crew-1 quanto a Crew-2 fazem parte de uma parceria entre a NASA e a SpaceX, o Programa de Tripulação Comercial. Recentemente, a SpaceX também havia firmado um acordo com a NASA para projetar um módulo Lunar para o programa Artemis, que levará o ser humano à Lua novamente. 

Entretanto, após receber uma reclamação formal de Jeff Bezos em nome da Blue Origin e Elon Musk causar polêmica ao zombar do empresário, a NASA suspendeu temporariamente o contrato com a SpaceX até que a situação seja resolvida.

Agora, os astronautas retornarão para Houston e a espaçonave, para a sede da SpaceX, onde receberá uma avaliação de seu desempenho. A próxima missão tripulada da NASA é a Crew-3, cujo lançamento está previsto para acontecer a partir de 23 de outubro.

Fonte: NASA, CNN Brasil
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.