Primeiro drone com sensor LiDAR Nível 4 pode voar totalmente sozinho
Créditos: Divulgação Exyn

Primeiro drone com sensor LiDAR Nível 4 pode voar totalmente sozinho

Veículo pode mapear sozinho até 16 milhões de metros cúbicos

Os sensores LiDAR tornam possível criar um mapeamento 3D dos arredores de um objeto ou veículo, podendo falar com precisão os riscos próximos e evitar acidentes. Aprimorando ainda mais essa tecnologia, a empresa Exyn anunciou que conseguiu desenvolver o primeiro drone com pilotagem autônoma, que pode ser utilizado para fazer o mapeamento de áreas inacessíveis e inóspitas.

03/05/2021 às 17:29
Notícia

Drone captura vídeo impressionante quase dentro de tornado an...

Imagens foram obtidas por um caçador de tempestades americano, que precisou sair com pressa do local

A empresa anunciou que conseguiu alcançar o Nível 4 de autonomia aérea 3D com seu novo drone ExynAero. Isso significa que o veículo da empresa consegue realizar o mapeamento e pesquisas em cavernas e minas subterrâneas totalmente sozinho, analisando rotas e evitando obstáculos

Essa conquista é bastante marcante para a empresa e indústria de drones, para se ter uma ideia, esse nível é o mesmo que empresas como a Uber e Daimle tem que alcançar com desenvolvimento dos seus carros para alcançarem um nível de pilotagem autônoma. 


Créditos: Divulgação Exyn

Sendo um pouco mais claro, esse nível é especificado pela SAE International (Sociedade de Engenheiros de Automóveis) para o padrão de direção autônoma. Porém, como não existe “regra” ou “nível para autonomia de drones”, algumas empresas, como a Ezyn e sua concorrente Emesent, estão adaptando esses modelos de "regras" de carros para usar em drones.

Com isso, a empresa anunciou que alcançou o primeiro nível para uma um voo autônomo, o Nível 4A. Graças aos sensores LiDAR da empresa, os veículos agora podem realizar algumas explorações sem o controle de nenhum humano. O ExynAero possui uma velocidade de até 7 km/h e tem uma autonomia para cobrir uma área de até 16 milhões de metros cúbicos em um único voo.

A Exyn publicou um vídeo para comemorar seu feito, nele é possível ver um pouco do drone operando em uma mina subterrânea:

Continua após a publicidade

Com sua nova tecnologia, a empresa pretende abrir um novo leque de usos para os drones, principalmente na área da mineração:

“Coloque-o na borda do perigo e envie-o para coletar as informações de que você precisa. Muitas vezes, as informações de que você precisa estão além da linha de visão, tanto em termos de comunicação quanto visual. ”
- Afirmou o CTO da Exyn, Jason Derenick, em uma entrevista ao portal TechCrunch.

01/05/2021 às 15:30
Notícia

Drone transporta uma pessoa em vários cenários urbanos e vira...

Drone é operado por quem fica em cima dele via controle remoto e suporta até 227 quilos de peso

Além da empregabilidade para mapeamento, o portal TechCrunch afirma que a empresa vem trabalhando junto com governos para a utilização do ExynAero em outras áreas, como missões de vigilância, reconhecimento e inteligência. Também vem sendo estudado a utilização do drone nos setores de construção e logística.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechCrunch, DroneDJ
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.