Sem controle, foguete Chinês pode cair em área habitada dias após seu lançamento
Créditos: NARA/Reprodução

Sem controle, foguete Chinês pode cair em área habitada dias após seu lançamento

Espaçonave de 21 toneladas pode espalhar detritos por Nova York, Madrid e até no Brasil

O foguete chinês Long March 5b está fora de controle e pode cair numa área habitada apenas quatro dias após o seu lançamento. A espaçonave de 21 toneladas corre o risco de espalhar detritos por cidades como Nova York, Madrid e até no Brasil.

30/04/2021 às 17:55
Notícia

Blue Origin começará a vender vagas para turismo no espaço su...

Empresa de Jeff Bezos concluiu mais uma missão de sucesso com o foguete suborbital New Shepard, avan...

O estágio principal do foguete foi lançado na última quinta-feira, dia 29 de abril, para enviar ao espaço o primeiro módulo da nova estação espacial da China. A ideia era que, depois que o módulo estivesse no espaço, a nave espacial deveria reentrar na atmosfera terrestre e retornar para um posto pré-determinado no oceano.

O problema é que isso não aconteceu como planejado, e a reentrada do Long March 5b está acontecendo de maneira não controlada. O astrônomo Jonathan McDowell, que costuma rastrear objetos que orbitam a Terra, explicou que a queda do foguete é tão imprevisível que pode atingir até mesmo o sul do Chile ou Wellington, na Nova Zelândia. Ou seja, até o Brasil está na possível área de impacto dos detritos.

A expectativa é de que a maior parte do foguete vá queimar na atmosfera durante a reentrada. O problema é que algumas peças grandes da espaçonave podem resistir a esse processo e cair em áreas habitadas. A possível área de impacto corresponde a quase 80% do planeta no momento.


Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução

Claro que a maior parte dessa área é composta de grandes oceanos, o que significa que há uma chance muito grande dos detritos caírem na água. Mesmo assim, agências governamentais de diversos países já estão em alerta para monitorar a trajetória da Long March 5b.

O estágio principal da espaçonave tem 30 metros e altura e quase cinco metros de largura, e está viajando numa velocidade de mais de 6 quilômetros por segundo.

Continua após a publicidade

Assim que a gigantesca estrutura da estação espacial chinesa estiver completa, o módulo chamado "Tianhe" (Harmonia dos Céus, em tradução livre) se tornará a residência de três astronautas. O objetivo da agência espacial da China é de finalizar a estrutura, que se chamará "Tiangong" (Palácio Celestial) até o final de 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Daily Mail, Independent, 9News, Weatherboy
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.