Volkswagen planeja criar seus próprios chips para carros autônomos
Créditos: Reprodução/Volkswagen

Volkswagen planeja criar seus próprios chips para carros autônomos

Os chips projetados e desenvolvidos por ela ainda seria produzidos por terceiros

De acordo com declarações recentes de Herbert Diess, da Volkswagen, a um jornal alemão, a empresa está planejando projetar e desenvolver seus próprios chips para carros autônomos. Além disso, ela também desenvolverá o software necessário. "Para atingir o desempenho ideal em frente à crescente demanda por carros, software e hardware tem que sair de uma só mão", disse Diess ao jornal alemão Handelsblatt.

20/04/2021 às 14:42
Notícia

Toyota exibe seu primeiro carro elétrico que será lançado ano...

Empresa pretende lançar até 70 modelos diferentes de veículos elétricos até 2025

A Volkswagen não estava planejando produzir os chips, mas queria possuir as patentes, disse o executivo, acrescentando que a unidade de software do grupo, Cariad, desenvolveria a expertise e seria expandida se necessário. A produção dos chips ficaria a cargo de terceiros. Vale lembrar que muitas montadoras vem enfrentando problemas com a escassez de chips para seus veículos e isso também deve afetar a Volkswagen. 

A nova iniciativa da Volkswagen pode ser considerada como uma resposta à Tesla, que passou a utilizar chips personalizados em vez de hardware padrão da NVIDIA. Isto dá à empresa de Elon Musk um maior controle sobre o desenvolvimento de tecnologias como o Autopilot para seus veículos. Isto basicamente permite que a Tesla desenvolva novos recursos e funcionalidades para seus veículos mais rapidamente do que os concorrentes.

Volkswagen planeja criar seus próprios chips para carros autônomos
Reprodução/Volkswagen

No caso da Apple, o desenvolvimento de seus próprios chips permite que eles se encaixem melhor na estratégia de produtos da empresa. Com isso ela não precisa desenvolver novos smartphones e computadores de acordo com as especificações dos chips de terceiros. Além disso, o uso de chips próprios possibilita maior integração entre hardware e software o que também pode resultar em melhor desempenho para seus produtos. "A Apple e a Tesla têm maior competência em termos de como os semicondutores são definidos", disse Diess.

Com relação à quando veremos os chips projetados e desenvolvidos pela Volkswagen, isso deve demorar um pouco. Veículos autônomos da empresa devem começar a aparecer em 2025 ou depois. Se a empresa tiver sucesso neste mercado, ela pode ficar em uma posição mais vantajosa em relação aos concorrentes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget, Autoblog
User img

Fabio Rosolen

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.