Conheça os vencedores do World Press Photo of the Year 2021! Tem Brasil na lista!

Conheça os vencedores do World Press Photo of the Year 2021! Tem Brasil na lista!

Da imprensa também surge imagens de tirar o fôlego

Entre as primeiras disciplinas do curso de Jornalismo e outros, está a disciplina de Fotografia, na qual aprendemos que uma única foto pode dizer tanto ou mais que muitas palavras. Diversos concursos fotográficos que acontecem pelo mundo confirmam isso e, agora, é a vez de conhecermos os vencedores do concurso World Press Photo of the Year 2021.

26/04/2021 às 17:03
Notícia

Artista cria imagem de jogador de futebol com Drones

Frodo Álvarez construiu a pintura de luz com a ajuda de cinco drones

Neste ano, 45 fotógrafos de 28 países foram selecionados por um júri independente. Nesse, estavam inclusive representantes da National Geographic e Reuters. As categorias dessa competição são: Temas Contemporâneos, Meio Ambiente, Notícias Gerais, Projetos de Longo Prazo, Natureza, Retratos, Esportes e Spot News. A maioria das categorias dá um primeiro prêmio para foto única e "história visual".
E, claro, todas as imagens enviadas foram enquadradas dentro do "fotojornalismo", ou seja, um ramo de mistura fotografia e informação para passar uma mensagem clara e objetiva dentro de um contexto através de imagens. O fotojornalismo é também considerado uma área de especialização dentro do Jornalismo.

Abaixo, serão apresentados os vencedores das categorias. Para aqueles mais curiosos, é possível explorar a galeria oficial do World Press Photo aqui. 


TEMAS CONTEMPORÂNEOS - PRIMEIRO PRÊMIO, FOTO ÚNICA: "Iêmen: Fome, Outra Ferida de Guerra" por Pablo Tosco (Argentina)
"Legenda: Fátima e seu filho preparam uma rede de pesca em um barco na baía de Khor Omeira, Iêmen, no dia 12 de fevereiro."

Continua após a publicidade

TEMAS CONTEMPORÂNEOS - PRIMEIRO PRÊMIO, HISTÓRIA VISUAL: "Sakkawood" por Alexey Vasilyev (Rússia)
"Legenda: Os gêmeos Semyon e Stepan desempenham os papéis de dulgancha, criaturas míticas do pântano, em The Old Beyberikeen With Five Cows, em Sakha, Federação Russa, em 9 de agosto de 2019. É o primeiro papel em um filme."

MEIO AMBIENTE - PRIMEIRO PRÊMIO, FOTO ÚNICA: "Leão-Marinho da Califórnia brinca com máscara" por Ralph Pace (Estados Unidos)
"Legenda: Um curioso leão-marinho da Califórnia nada em direção a uma máscara facial no local de mergulho Breakwater em Monterey, Califórnia, EUA, em 19 de novembro."

MEIO AMBIENTE - PRIMEIRO PRÊMIO, HISTÓRIA VISUAL: "Pantanal em chamas" de Lalo de Almeida (Brasil) Panos Pictures, para a Folha de São Paulo
"Legenda: Bombeiros combatem foco de incêndio na fazenda São Francisco de Perigara, onde vive uma das maiores populações de araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) no Brasil, em 14 de agosto de 2020. Cerca de 92 por cento da área da fazenda, a maior parte dedicada à preservação, foi destruída pelo fogo."

NOTÍCIAS GERAIS - PRIMEIRO PRÊMIO, FOTO ÚNICA: "O Primeiro Abraço" por Mads Nissen (Dinamarca) 
"Legenda: Rosa Luzia Lunardi (85) é abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, no lar Viva Bem, São Paulo, Brasil, no dia 5 de agosto."

NOTÍCIAS GERAIS - PRIMEIRO PRÊMIO, HISTÓRIA VISUAL: "Paraíso Perdido" por Valery Melnikov (Rússia)
"Legenda: Um foguete remanescente após o bombardeio da cidade de Martuni (Khojavend), Nagorno-Karabakh, encontra-se em um campo, em 10 de novembro de 2020, o dia em que o acordo de paz entre a Armênia e o Azerbaijão entrou em vigor."

Continua após a publicidade

PROJETOS DE LONGO PRAZO - PRIMEIRO PRÊMIO: 'Habibi' por Antonio Faccilongo (Itália)
"Legenda: Lydia Rimawi está deitada em seu sofá em Beit Rima, perto de Ramallah, Palestina, em 20 de dezembro de 2018. Seu marido Abdul Karim Rimawi foi preso em 2001 e condenado a 25 anos de prisão por envolvimento no assassinato do ministro do turismo israelense, Rehavam Ze'evi. O casal tem um filho, Majd, que nasceu como resultado de uma fertilização in vitro em 2013. Em 2014, Abdul Karim foi multado em cerca de US $ 1.500 por contrabandear seu sêmen da prisão e privado de visitas familiares por dois meses."

NATUREZA - PRIMEIRO PRÊMIO, FOTO ÚNICA: "Resgate de girafas da Ilha Flooding" por Ami Vitale (Estados Unidos), para a CNN
"Legenda: Uma girafa de Rothschild (Giraffa camelopardalis rothschildi) é transportada para um local seguro em uma barcaça feita sob encomenda de uma ilha inundada de Longicharo, Lago Baringo, no oeste do Quênia, em 3 de dezembro de 2020."

ESPORTES - PRIMEIRO PRÊMIO, FOTO ÚNICA: "Log Pile Bouldering" de Adam Pretty (Austrália)
"Legenda: Georg sobe em uma pilha de toras enquanto treina para boulder, em Kochel am See, Baviera, Alemanha, em 15 de setembro."

Via: DPreview
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.