Drones do futuro podem ser inspirados em libélulas - Confira fotos de um protótipo
Créditos: Unsplash/Photostockeditor

Drones do futuro podem ser inspirados em libélulas - Confira fotos de um protótipo

A eficiência de voo do pequeno inseto serviu de inspiração para pesquisadores da University of South Australia

Pesquisadores da University of South Australia (UniSA) se inspiraram na libélula, o inseto de mais de 300 milhões de anos, para construir um protótipo de drone, com o intuito de simular o padrão de voo das libélulas.

Publicação original no site da UniSA

29/04/2021 às 18:25
Notícia

Vídeo sensacional com drone FPV mostra mega shopping que tem ...

Novo vídeo com Jay Christensen pilotando drone FPV é tão incrível quanto o do boliche

Um time de alunos de PhD, comandados por Javaan Chahl, professor da UniSA, passaram o lockdown da COVID-19, desenhando e testando partes de um drone-libélula, para simular as habilidades de planagem, voo e acrobáticas do inseto. Os estudantes trabalharam no projeto de forma remota, solucionando fórmulas matemáticas em casa e digitalizando fotografias de asas de insetos em modelos 3D.

Os estudantes precisaram improvisar oficinas em casa para construir as peças do drone com auxílio de uma impressora 3D. Os resultados da pesquisa foram publicados no jornal cientifico Drones.


Protótipo do Drone criado pelos estudantes (Créditos: UniSA)

Segundo o professor Chahl, diversas lições de engenharia podem ser aprendidas com as libélulas. "As libélulas são super eficientes em todas as áreas de voo. Elas podem se virar rapidamente em altas velocidades enquanto carregam valor três vezes maior que seu próprio peso. Elas também são alguns dos predadores mais eficientes da natureza, escolhendo, perseguindo e capturando suas presas com 95% de taxa de sucesso".

Continua após a publicidade

Como libélulas são difíceis de capturar intactas, os pesquisadores desenvolveram uma técnica óptica para fotografar a geometria das asas de 75 espécies de libélulas, comparando as diferenças e reconstruindo as asas com imagens em 3D. Os pesquisadores acreditam que um drone em formato de libélula seria capaz de explorar ambientes naturais delicados, executar longas missões de monitoramento, operar com segurança perto de pessoas, além de coletar e entregar cargas.

Enquanto não sabemos se um dia realmente veremos drones-libélula no mercado, aqui no Mundo Conectado você pode acompanhar análises completas dos modelos mais recentes lançados, como é o caso do drone DJI Mini 2, o drone compacto que pesa menos doq ue 250 gramas.

Site oficial do DJI Mini 2

No vídeo abaixo você acompanha todas as funcionalidades do drone compacto que possui distância de controle de até 10km, autonomia de voo de 31 minutos e câmera 4K.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: UNISA
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.