Xiaomi pode estar implementando o sistema de memória RAM Virtual na MIUI
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Xiaomi pode estar implementando o sistema de memória RAM Virtual na MIUI

Tecnologia usaria parte do armazenamento para “criar” um pouco mais de RAM para os aparelhos

No começo do ano foram lançados os novos modelos da série Vivo X60, que não traziam muitas novidades em questão de hardware, apresentando um desempenho nada espetacular. Porém o que chamou a atenção para os modelos foi a sua tecnologia de “Virtual RAM, que usa o armazenamento do dispositivo para “criar” mais memória RAM. Esse recurso chamou a atenção de algumas empresas, mas principalmente delas foi Xiaomi, que pode estar próxima de implementá-lo na próxima atualização da MIUI.

28/04/2021 às 15:52
Notícia

Xiaomi se junta a Samsung para o desenvolvimento de seu proce...

SoC deve vir com o novo núcleo Arm Cortex-X2 e com uma placa de vídeo Mali

A informação foi encontrada pelo leaker Kacper Skrzypek, ele publicou em seu Twitter que encontrou, escondido no código da MIUI 12, o recurso chamado de “"Extensão de memória". Nas imagens vazadas por ele, o sistema se apresentou um pouco “mais fraco” que o do modelo da Vivo, que permite que o usuário aumente em até 3GB seu total de RAM, contra um aumento de “apenas” 1GB no sistema da Xiaomi.

Visite o site oficial da Xiaomi no Brasil.

Segundo o usuário, o 1GB de memória RAM que aparece para criar a “RAM Virtual” foi definido por ele mesmo. Porém só será possível que o usuário realize essa “troca equivalente” caso o usuário tenha espaço de armazenamento disponível, então pode ser que o limite de memória RAM adicional possa depender disso.

Ele afirma que conseguiu fazer o recurso aparecer no sistema de seu smartphone, mas o modelo dele não era suportado pela tecnologia. Ele também afirma que nenhum aparelho atual da série Mi também tem suporte ao recurso.

Continua após a publicidade

Porém essa trava pode ser apenas temporária, como a tecnologia não foi liberada, e provavelmente ainda vem sendo testada, a empresa não quer nenhum espertinho ativando ela antes da hora. Esse recurso de “RAM virtual” pode ser ótima para smartphones topo de linha, mas pode ser milagrosa para modelos de entrada.


Créditos: Reprodução / Kacper Skrzypek

Como informado pela Vivo, com sua experiência da tecnologia nos modelos Vivo X60, o recurso ajudou bastante os smartphones a manterem seu desempenho mesmo com vários aplicativos abertos em segundo plano, evitando engasgos e apps fechando sozinhos durante a utilização. 

“A Vivo desenvolveu de forma independente uma nova tecnologia de gerenciamento de memória. Em vez de distribuir pequenas quantidades de dados de memória, ele usa processos como uma unidade para identificar com precisão os processos que são de baixa importância e não afetam a experiência do usuário entre aqueles que ocupam uma grande quantidade de memória, e troca esses processos com espaço de armazenamento externo. como para reduzir significativamente a memória de execução ocupada por um único aplicativo ”
- Falou um representante da Vivo ao portal India Today Tech.

28/04/2021 às 19:00
Vídeo

Testamos o Black Shark 4, celular gamer da Xiaomi com boas es...

Smartphone gamer da Xiaomi chega como ótima opção custo-benefício. Confira!

Esse pode ser um recurso bastante interessante para os modelos da marca, podendo dar uma maior sobrevida a aparelhos de entrada e mais antigos. Porém, principalmente por não ter nenhuma informação oficial da Xiaomi sobre a ‘Extensão de memória’, teremos que esperar as próximas semanas para saber como e em quais smartphones irá funcionar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: IndiaToday, GSMArena, Kacper Skrzypek
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.