SpaceX Falcon 9 lança mais 60 satélites Starlink e pousa com segurança
Créditos: Divulgação SpaceX

SpaceX Falcon 9 lança mais 60 satélites Starlink e pousa com segurança

Essa é a sétima vez que o novo primeiro estágio do foguete da empresa faz uma missão em órbita baixa e retorna com segurança

A SpaceX tem um plano ousado de levar internet para todos os cantos do mundo, mas para isso ela tem que por milhares de satélites em órbita o mais rápido possível. Para conseguir realizar seus planos, a empresa vem realizando lançamentos cada vez mais frequentes e, na madrugada de hoje, botou mais 60 satélites da Starlink em órbita novamente, conseguindo também pousar o foguete em segurança em uma plataforma no oceano. 

28/04/2021 às 16:55
Notícia

Elon Musk revela que decidiu investir na SpaceX enquanto esta...

Durante a entrevista com Peter Diamandis, o bilionário relembrou a viagem que fizeram há 21 anos

O responsável em fazer essa última missão foi o foguete veterano da empresa, Falcon 9, que partiu perto da meia noite de ontem do Complexo de Lançamento Espacial 40, na Estação da Força Espacial no Cabo Canaveral. Essa é a sétima missão que o primeiro estágio utilizado atualmente na aeronave consegue operar e voltar em segurança.

"Isso marca nossa 81ª recuperação de um foguete de classe orbital."
- Diz a engenheira da SpaceX, Jessie Anderson.


Astronautas chegam em segurança na ISS através da Missão Crew-2. Créditos: Reprodução / NASA

Ao todo, a missão demorou menos de dez minutos, com o foguete pousando na plataforma “Just Read the Instructions" da empresa. Com mais esse lançamento bem sucedido, a SpaceX chega ao seu 10º lançamento do ano.

Dentre eles, destaca-se a missão Crew-2, que levou os novos astronautas que irão operar na Estação Espacial Internacional (ISS). Porém, grande parte dos lançamentos são missões da própria Starlink, que está correndo atrás do tempo para por 42.000 satélites em órbita baixa da Terra até 2027.

28/04/2021 às 08:30
Notícia

SpaceX receberá permissão de por 4.000 satélites da Starlink ...

Concorrentes avisam que isso pode aumentar o risco de colisões

Continua após a publicidade

O plano da empresa é, quando tiver com todos, ou a grande maioria, dos satélites voando por aí, levar internet rápida e via satélite para todas as regiões do mundo, principalmente os lugares mais isolados. Para conseguir realizar este ambicioso objetivo, a empresa precisa conseguir reutilizar seus foguetes, trazendo-os com segurança de volta para a Terra. 

Essa reutilização dos satélites é a chave para a operação de foguetes pela SpaceX, que consegue não só economizar bastante graças a esse processo, mas também acelera significativamente os seus lançamentos. Anteriormente, Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, afirmou que uma nave, sendo reutilizada, poderia fazer até 100 voos antes de se aposentar, porém, só a Falcon 9, já realizou um total de 115 voos, sendo esses, o 61º com seu propulsor atual. 

Fonte: Space
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.