Aviões sem pilotos? Luminar traz seu sistema LiDAR para aeronaves
Créditos: Divulgação/Luminar e Airbus

Aviões sem pilotos? Luminar traz seu sistema LiDAR para aeronaves

A tecnologia é usada até o momento apenas para carros autônomos

A Luminar, empresa famosa pelos seus veículos autônomos, está expandindo a seu sistema LiDAR para aeronaves pela primeira vez. Para isso, ela está trabalhando em parceria com a Airbus. O objetivo é trazer a tecnologia de mapeamento 3D guiado por laser, tornando o voo ainda mais seguro. No futuro é esperado que aeronaves sejam capazes de fazer voos de forma totalmente autônoma. 

Luminar Tech - Site oficial

As empresas estão trabalhando juntas para dois projetos de inovação. O intuito é fazer com que, em algum dia no futuro, seja possível fazer voos autônomos de modo seguro. As responsáveis pelo trabalho serão as subsidiárias da Airbus UpNext e FlightLab. 

Para começar, os testes estão sendo feitos em táxis aéreos. A UpNext está trabalhando em decolagem e pouso, completando as modalidades totalmente autônomas em 2020. O LiDAR é usado para evitar colisões e saber exatamente onde está sobrevoando. O sistema pode pilotar helicópteros e aviões no futuro, mas no momento o foco é melhorar a tecnologia nas aeronaves tripuladas.

O CEO da Luminar, Austin Russel, disse que "mais de 10 por cento dos acidentes de helicóptero acontecem apenas pousando em coisas totalmente evitáveis, como fios, por exemplo". O empresário acredita que com a tecnologia LiDAR isso seria totalmente evitável, aumentando ainda mais a segurança e facilitando o trabalho dos pilotos. 

Continua após a publicidade

04/10/2020 às 10:57
Artigo

Sensores Lidar - Entenda o que são e como funcionam!

A tecnologia está começando a ser introduzida em smartphones flagship

Entenda o que é o sistema LiDAR

As empresas já estão trabalhando em colaboração com algumas montadoras famosas mundialmente. Até o momento, já foi confirmado que a Volvo irá começar a adicionar a tecnologia LiDAR logo no próximo ano. Além dela, a Audi, Toyota, Mobileye e a divisão de caminhões Daimler já fizeram investimentos e devem aderir a novidade, primeiramente via terrestre.

Via: Engadget
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.