Apple iOS 14.5 permite que usuário escolha compartilhar dados ou não
Créditos: Divulgação/Apple

Apple iOS 14.5 permite que usuário escolha compartilhar dados ou não

Os desenvolvedores precisam informar os usuários sobre como os dados estão sendo usados

A Apple acaba de dar início a uma polêmica mudança da política de segurança de dados de seus usuários. Agora, os aplicativos precisam informar que estão coletando quaisquer informações antes de fazê-lo. O usuário pode negar ou aceitar, de acordo com o que for melhor para ele. A empresa é famosa por ter um sistema reforçado, para garantir que as informações de seus clientes sejam deles e não públicas. Esse parece ser mais um passo para aumentar ainda mais a confiabilidade no iOS 14.5 (sistema operacional da empresa). 

Developer Apple - Atualização nas diretrizes

As novas políticas foram publicadas pelo site Developer.Apple. O objetivo é informar diretamente para os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos para o sistema iOS. As maiores mudanças estão no Artigo 5.1, que fala sobre privacidade. A empresa inicia falando que "Proteger a privacidade do usuário é fundamental no ecossistema da Apple, e você deve ter cuidado ao lidar com dados pessoais para garantir que cumpriu as melhores práticas de privacidade, as leis aplicáveis ??e os termos do Contrato de licença do Programa Desenvolvedor Apple, sem mencionar as expectativas do cliente", informa.

Essas mudanças estão sendo chamadas em sites estrangeiros como "filme de terror da vida real de Mark Zuckerberg". Isso porque toda a política de rendimentos do Facebook é pautada em coleta precisa de informações pessoais dos usuários, para direcionamento de publicidade específica para cada perfil. Com as mudanças propostas de segurança do iOS isso é encerrado. A Apple informa que o objetivo é colocar novamente os dados dos usuários sob o seu controle, não subordinado aos apps. 

Caso o usuário não queira que as suas informações sejam coletadas, basta clicar em "não aceito" e pronto. Não é possível que o aplicativo barre a navegação do usuário, nem mesmo encerre sua conta. A única diferença é que a desenvolvedora do iOS não dará acesso às informações anteriormente concedidas. Para conferir todas as novidades acesse o site de desenvolvedores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TweakTown
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.